fbpx
Connect with us

Tecnologia

Anatel bloqueia 3,9 mil servidores usados na pirataria de TV por assinatura em um ano – Operações e combate à pirataria.

Publicado

em

Agencia Nacional de Telecomunicacoes
Ação da Anatel bloquea aparelhos que transmitem ilegalmente sinal das operadoras de TV a cabo - Todos os direitos: G1

Agência reguladora combate a pirataria de TV por assinatura com operações de bloqueio e coibição do comércio ilegal de equipamentos clandestinos.

A Anatel divulgou que, somente neste ano, realizou 52 operações que resultaram no bloqueio de 3,9 mil servidores clandestinos de TV boxes, de acordo com o balanço mais recente da agência, divulgado nesta quinta-feira (14).

A posse de uma TV Box não homologada é considerada um crime, uma vez que os usuários que adquirem esse produto acessam conteúdos de TV por assinatura de forma ilegal, sem pagar pelos serviços. Além disso, a utilização desse tipo de equipamento coloca em risco a segurança dos dados dos usuários, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações.

As operações da Anatel para retirar TV boxes não homologadas dos lares brasileiros

‘O objetivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é retirar TV boxes não homologadas dos lares brasileiros. Esses dispositivos não têm assistência técnica, não há garantia de segurança de dados, e podem se tornar vetores de ataques digitais à rede do usuário ou às redes das prestadoras de telecomunicações’, alerta o conselheiro diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Artur Coimbra.

O impacto da pirataria na TV paga e as ações de bloqueio da Anatel

A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura estima que, por ano, o impacto da pirataria na TV paga possa chegar a R$ 15 bilhões. Por isso, a Anatel quer aumentar ações de bloqueio no ano que vem. A agência estima que, atualmente, de 5 a 7 milhões de aparelhos ilegais estejam em uso no Brasil.

As estratégias da Anatel para combater a pirataria no Brasil

‘Para 2024, devemos ampliar as operações de bloqueio, fortalecendo o combate à pirataria de conteúdo audiovisual no Brasil, e ampliar o combate ao comércio e uso de TV boxes clandestinas’, explica Coimbra.

Uma das estratégias do órgão regulador é realizar bloqueios de sinais das TV boxes ilegais durante os finais de semana e nas transmissões de grandes eventos.

No último dia 6, o órgão regulador usou essa tática e conseguiu bloquear o uso de aplicativos usados para pirataria e 1,2 mil sites de streaming ilegais na transmissão da última rodada da Série A do Brasileirão.

Fonte: G1 – Tecnologia

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários