fbpx
Connect with us

Mundo

Asteroide ‘raspa’ pela Terra em órbita dois dias após descoberta: o que esperar?

Publicado

em

asteroide, asteróide, rocha-espacial;
Pode-se dizer que o asteroide passou “raspando” pelo planeta porque a menor distância entre os dois corpos foi de somente 18,5 mil km - Todos os direitos: @Olhar Digital

Asteroide raspou o planeta a apenas 18,5 mil km, resultado da inércia da Rocha-espacial, Asteroide-Apollo, monitorado pelo Projeto-telescópio-virtual, com dados do Observatório-astronômico-Bellatrix, sob influência da força da Gravidade-da-Terra.

Um asteroide de pequeno porte passou bem próximo à Terra na manhã de terça-feira (14), apenas dois dias após ter sido identificado por astrônomos. Batizado de 2024 JN16, a rocha-espacial tem menos de quatro metros de largura, equivalente ao tamanho de um carro.

No entanto, a trajetória desse asteroide não representa uma ameaça iminente ao nosso planeta. Mesmo assim, a proximidade com a Terra serve como um lembrete da presença constante de rochas-espaciais em nosso sistema solar, exigindo vigilância contínua por parte dos cientistas. É fascinante observar como esses corpos celestes, como o asteroide 2024 JN16, podem nos surpreender com sua passagem próxima à Terra.

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra em trajetória perigosa

É possível afirmar que o asteroide passou ‘raspando’ pelo planeta porque a menor distância assumida entre os dois corpos foi de somente 18,5 mil km. De acordo com o Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual), um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, isso aconteceu às 6h50 (pelo horário de Brasília). O objeto foi descoberto dois dias antes pelo astrônomo amador ucraniano Gennadiy Borisov (o mesmo que descobriu o primeiro cometa interestelar conhecido, 2I/Borisov, em 2019).

Rocha-espacial recém-descoberta pertence ao grupo Asteroide-Apollo

A rocha espacial recém-descoberta pertence ao grupo de asteroides Apollo, cujas órbitas se cruzam com a da Terra. Um asteroide famoso desse grupo foi o Chelyabinsk, que era tão grande quanto um prédio de seis andares quando despencou sobre a cidade russa de Chelyabinsk em 2013, causando uma explosão mais forte do que uma explosão nuclear. Diagrama mostra a órbita da rocha-espacial 2024 JN16 em relação à Terra. Crédito: CNEOS

Asteroide voa perto da Terra brilhando intensamente

Durante a passagem pela Terra, o 2024 JN16 estava bem dentro da órbita da Lua e meio distante da concha dos satélites geoestacionários, que circundam nosso planeta a uma altitude de 35.785 km. Ao voar tão perto da Terra, o asteroide parecia brilhar na magnitude 13 em seu ponto mais luminoso e, portanto, era visível por telescópios. Agora, ele já está a mais de 300 mil km da Terra, na constelação de Serpens.

Alerta de aproximação de Asteroide

Só em 2024, os astrônomos encontraram mais de 40 asteroides cujos caminhos os aproximam mais da Terra do que a órbita da Lua, noticiou o site Watchers. Mais cinco asteroides devem se aproximar da Terra, mas com segurança, entre quarta (15) e quinta-feira (16), de acordo com estimativas do Asteroid Watch, um painel de controle asteroides e cometas próximos ao planeta gerenciado pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA. Como as órbitas desses objetos os colocam em risco de colidir com um planeta ou outros asteroides, os astrônomos estimam que eles sobrevivam por períodos bastante curtos no Sistema Solar – algo em torno de apenas 10 milhões de anos ou mais.

Fonte: @Olhar Digital

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários