fbpx
Connect with us

Mundo

Ataque de míssil a navio comercial no Mar Vermelho aumenta ameaças.

Publicado

em

atentado, ofensiva, investida
ARQUIVO: Rebeldes houthis posicionados em navio de carga no Mar Vermelho, em foto divulgada em 20 de novembro de 2023 — Foto: Houthi via Reuters - Todos os direitos: G1

Navio comercial atacado por míssil no Mar Vermelho perto da costa do Iêmen. Danos à embarcação aumentam ameaças na região, com possível envolvimento do grupo rebelde.

Na costa do Iêmen, no Mar Vermelho, um navio comercial foi o alvo de um ataque na última terça-feira (11). Segundo autoridades de Defesa dos Estados Unidos, a embarcação foi atingida por um míssil de cruzeiro disparado por um grupo rebelde do Iêmen.

As autoridades dos Estados Unidos culparam o grupo rebelde Houthis pelo ataque. Apesar de não ter deixado feridos, o ataque provocou um incêndio e danos à embarcação.

O navio atacado recebeu ajuda de um destroier da Marinha dos Estados Unidos que estava no local.

Ataque perto da costa do Iêmen aumenta ameaças

De acordo com informações divulgadas pela Associated Press, empresas privadas de inteligência reportaram que um ataque ocorreu nas proximidades do Estreito de Bab el-Mandeb, que divide a África Oriental da Península Arábica.

O atentado foi registrado em um contexto de aumento de ameaças por parte do grupo rebelde Houthi sobre a navegação comercial na área, devido à guerra Israel e o Hamas.

No último sábado (9), os Houthis anunciaram que pretendiam realizar ofensivas contra todas as embarcações com destino a Israel, independentemente da sua nacionalidade.

Integrantes do chamado ‘Eixo de Resistência’, apoiado pelo Irã, os Houthis se uniram em apoio ao Hamas, após a investida contra Israel. Os rebeldes já assumiram a autoria de investidas contra o território israelense, em outubro.

Em relação ao ataque desta segunda-feira, até o momento da publicação desta reportagem, o grupo não havia reivindicado a autoria do ataque.

Embarcação danificada gera preocupações nos Estados Unidos

O ataque próximo à costa do Iêmen aumenta as preocupações em relação aos danos causados à embarcação atingida e às consequências para a segurança na região. Empresas privadas de inteligência apontam que a situação coloca em evidência um aumento de ameaças por parte dos Houthis, em meio à guerra entre Israel e o Hamas.

A ofensiva realizada pelos Houthis, que fazem parte do ‘Eixo de Resistência’ apoiado pelo Irã, eleva a tensão na região, com alertas para possíveis ondas de ataques. Os rebeldes já assumiram a autoria de investidas anteriores contra o território israelense, em outubro.

Novos desafios diante do aumento das ameaças na região

O ataque ocorrido próximo à costa do Iêmen intensifica as preocupações em relação à segurança na região, diante do aumento de ameaças por parte do grupo rebelde Houthi. As empresas privadas de inteligência destacam que a situação acontece em meio à guerra entre Israel e o Hamas, gerando receios de novas investidas.

Integrantes do ‘Eixo de Resistência’, apoiado pelo Irã, os Houthis se uniram em apoio ao Hamas, após a invasão à Israel. Os rebeldes já assumiram a autoria de ataques contra o território israelense, em outubro. Em relação ao ataque desta segunda-feira, até a publicação desta reportagem o grupo não havia reivindicado a autoria do ataque.

Fonte: G1 – Mundo

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários