fbpx
Connect with us

Futebol

Brasileirão 2023: Emocionante decisão apertada na última rodada para o campeão do Brasil.

Publicado

em

Campeonato Brasileiro, certame brasileiro, principal competição de futebol do Brasil
Troféu do Campeonato Brasileiro Lucas Figueiredo/CBF

Brasileirão 2023 será definido na última rodada; já ocorreu 7 vezes nos pontos corridos.

O Brasileirão de 2023 já é considerado um dos mais emocionantes desde a adoção da formato dos pontos corridos. Esta edição promete ser ainda mais especial, pois será apenas o 8º a decidir o campeão na última rodada. A disputa pelo título está acirrada e promete trazer muita emoção para os torcedores.

Das 21 temporadas desde a adoção da fórmula do todos contra todos, em 2003, o Brasileirão viu a maioria de seus títulos serem definidos com antecedência. No entanto, este ano o certame brasileiro levará a emoção até os momentos finais da rodada, que será disputada na quarta-feira (6), às 21h30 (de Brasília). Os fãs de futebol não podem perder esse desfecho emocionante do principal competição de futebol do Brasil.

O Palmeiras em destaque

Virtual campeão, o Palmeiras entra na rodada como líder do certame, com 69 pontos, seguido de Atlético-MG e Flamengo, ambos com 66 e que, matematicamente, ainda alimentam a esperança de conquistar o troféu.

O histórico do Brasileirão, somado à enorme vantagem no saldo de gols, dá vantagem aos comandados de Abel Ferreira, pois nunca aquele time que chegou ao último jogo na liderança deixou escapar o título.

Patrocinado

Relembre abaixo o que aconteceu em cada campeonato decidido na rodada final:

2004 – Santos campeão

O segundo Brasileirão da era dos pontos corridos conheceu seu campeão apenas na última das 46 rodadas disputadas. O Santos, dirigido por Vanderlei Luxemburgo e estrelado por Robinho em campo, tinha assumido a liderança no fim de semana anterior, com um ponto de vantagem sobre o Athletico-PR de Levir Culpi e Washington, o

Coração Valente

.

Dependente apenas de seu resultado para conquistar a taça, o Peixe fez sua parte e venceu o Vasco por 2 a 1 em São José do Rio Preto. E nem precisava ter saído vitorioso, já que o Athletico empatou com o Botafogo na Arena da Baixada.

Patrocinado

2005 – Corinthians campeão

O ano seguinte também levou a disputa pelo título até as rodadas finais. Em um campeonato marcado pela anulação de 11 jogos, pelo esquema de manipulação de resultados que ficou conhecido como

Máfia do Apito

, o Corinthians era o líder, três pontos acima do Internacional.

O curioso é que os dois perderam seus jogos na última rodada. O Corinthians de Tevez e Nilmar caiu para o Goiás por 3 a 2, no Serra Dourada, enquanto o Internacional levou 1 a 0 do Coritiba, no Couto Pereira. Assim, o Timão garantiu o primeiro título da era dos pontos corridos.

2008 – São Paulo campeão

O Brasileirão voltou a decidir o título na última rodada três anos depois, com um novo empate entre paulistas e gaúchos. Dessa vez, o líder era o São Paulo, três pontos acima do Grêmio, que havia perdido a dianteira do campeonato poucos jogos antes.

Patrocinado

Embalado pelos títulos de 2006 e 2007, o São Paulo de Muricy Ramalho e Rogério Ceni não deixou escapar a chance e venceu o Goiás por 1 a 0 para confirmar seu sexto Brasileirão. Assim, de nada adiantou a vitória por 2 a 0 do Grêmio sobre o Atlético-MG.

2009 – Flamengo campeão

Até hoje, o campeonato que mais trouxe emoção para a última rodada, com quatro postulantes ao título no último jogo. O dono da liderança era o Flamengo, dois pontos acima de Internacional e São Paulo, enquanto o Palmeiras, primeiro colocado em boa parte da disputa, estava em quarto lugar.

Com Adriano

Imperador

e Petkovic, o Mengão venceu o Grêmio por 2 a 1 no Maracanã lotado e garantiu o título sendo líder por apenas duas rodadas (as últimas). Inter e São Paulo venceram Santo André e Sport, respectivamente, e acabaram atrás na tabela. O Palmeiras perdeu do Botafogo e ficou até fora da CONMEBOL Libertadores.

Patrocinado

2010 – Fluminense campeão

A diferença de um ponto entre Fluminense e Corinthians levou emoção até a última rodada do Brasileirão de 2010. O Cruzeiro, com dois atrás do primeiro colocado, também tinha chance de título até o fim.

No fim, deu Tricolor das Laranjeiras, que venceu o Guarani por 1 a 0, no Nilton Santos, e carimbou a conquista. O Corinthians empatou com o Goiás e perdeu a vice-liderança para o Cruzeiro, que derrotou o Palmeiras por 2 a 1.

2011 – Corinthians campeão

Depois de não conseguir o título no ano anterior, o Corinthians voltou à disputa em 2011, agora como líder e com dois pontos de vantagem sobre o Vasco. Na última rodada, ambos disputariam um clássico para definir quem seria campeão.

Deu Corinthians de Tite, que empatou sem gols com o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari e conquistou o caneco no Pacaembu lotado. O Vasco também empatou com o Flamengo, no Maracanã, e deixou escapar a oportunidade.

Patrocinado

2020 – Flamengo campeão

O último campeão brasileiro na última rodada aconteceu durante a pandemia, em que o Flamengo de Gabigol e Bruno Henrique tinha vantagem de dois pontos sobre o Internacional, que apostava na reação com o técnico Abel Braga para sair vitorioso da disputa.

No fim, ambos tropeçaram. O Inter chegou a ter um gol anulado nos acréscimos com o Corinthians, mas acabou empatando por 0 a 0 em casa e não conseguiu aproveitar a derrota do Flamengo para o São Paulo no Morumbi, por 2 a 1

Fonte: ESPN – Futebol

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários