fbpx
Connect with us

Tecnologia

Celular Seguro: Mais de 4,3 mil aparelhos bloqueados em uma semana para inibir roubos

Publicado

em

programa de proteção de celulares
Versão do Celular Seguro para Android — Foto: Reprodução Passo a passo para usar o app Celular Seguro do governo — Foto: Bárbara Miranda/Arte g1 - Todos os direitos: G1

SP lidera com 1.125 alertas de bloqueio até 27/10, diz Ministério da Justiça. Quase 1 mi já se inscreveram no Celular Seguro.

Após dois meses de seu lançamento, o Celular Seguro já bloqueou mais de 7.000 dispositivos móveis roubados, furtados ou perdidos, de acordo com relatórios fornecidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o programa Celular Seguro.

O objetivo do programa de proteção de celulares é reduzir o número de roubos e furtos desse tipo de aparelho, que tem se tornado cada vez mais comum. Além disso, a iniciativa visa a facilitar o processo de bloqueio, trazendo mais segurança para a população.

Celular Seguro: Programa de Proteção de Celulares

Desde o lançamento do programa Celular Seguro, o programa nacional teve inscrições de:

Celular Seguro: Uma Vantagem para a Segurança dos Dados Compartilhados

O recurso, disponível em site e aplicativo, é uma ‘ponte’ para acionar a operadora do celular para bloquear a linha e bancos para impedir o acesso indevido a aplicativos e contas bancárias.

Como funciona o Celular Seguro: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Com o Celular Seguro, quem tiver o celular roubado, furtado ou perdido poderá avisar de uma só vez várias instituições parceiras do governo, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos.

Patrocinado

O governo federal também prevê ampliar a parceria com operadoras de celular para bloquear o chip – e não apenas o celular – e impedir o recebimento de mensagens de texto que permitem recuperar senhas de redes sociais, por exemplo.

Programa Celular Seguro: Número de Alertas de Bloqueio

O usuário deve preencher um cadastro e usar o perfil gov.br. Caso haja perda ou roubo do celular, a ocorrência deve ser comunicada. É possível registrar ‘pessoas de confiança’.Veja passo a passo.

Celular Seguro: Inscrições de Celulares e Pessoas de Confiança

Para que esse aviso seja enviado, é preciso registrar uma ocorrência no aplicativo. Mas não há garantia de bloqueio imediato. Há operadoras que dão prazo de um dia útil, e bancos falam em até meia hora.

  • A associação de telefonia ABR Telecom se comprometeu a repassar o pedido de bloqueio da linha em até 7 horas para as operadoras, que poderão levar mais 1 dia útil para efetivar a solicitação;
  • Alguns bancos participantes citam bloqueio imediato, mas outros têm prazo de até meia hora, a partir do recebimento do alerta feito pelo app.

Programa Celular Seguro: Acesso Indevido e Garantia de Bloqueio

Além disso, os aparelhos não ficam totalmente inutilizados. Para isso, seria preciso que os sistemas também fossem bloqueados, mas, entre os principais desenvolvedores, apenas o Google assinou um protocolo de intenções para adesão do projeto em breve.

O governo também prevê ampliar a parceria com operadoras para bloquear o chip – e não apenas o celular – e impedir o recebimento de mensagens de texto que permitem recuperar senhas de redes sociais, por exemplo. A expansão deverá ser implementada até 12 de março de 2024.

Patrocinado

Fonte: G1 – Tecnologia

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários