fbpx
Connect with us

Futebol

De padeiro a técnico: brasileiro ex-Barcelona relembra como Van Gaal abriu caminho para o sucesso de Mourinho no Barcelona

Publicado

em

Camp Nou
Louis van Gaal (dir) e José Mourinho durante treino do Barcelona, em 1998 Getty Images

Mourinho comanda a Roma contra o Napoli, com transmissão na ESPN no Star+.

O atual técnico da Roma, que enfrentará o Napoli no próximo jogo do Campeonato Italiano, teve sua carreira transformada por Louis van Gaal, segundo o ex-meia Giovanni, que trabalhou com a dupla nos tempos de Barcelona.

José Mourinho, que comanda a equipe romana, teve uma reviravolta em sua carreira graças ao polêmico holandês, um dos grandes responsáveis por ele se tornar um treinador. Giovanni atribuiu essa mudança aos tempos de Barcelona, onde ambos trabalharam juntos. O próximo jogo do time de Mourinho será transmitido pela ESPN no Star+.

Mourinho: carreira no Barcelona e trajetória profissional

Antes de chegar ao Camp Nou, Mourinho foi tradutor e assistente técnico no Porto sob o comando do treinador inglês Bobby Robson, que o levou para o Barça no meio de 1996. Durante esse período, a dupla trabalhou com craques renomados como Stoichkov, Figo e Ronaldo Fenômeno.

O Mourinho sentava com a gente depois da hora do almoço. No jantar, ele estava sempre batendo papo. Até porque o Bobby Robson também queria informações minhas e do Ronaldo. E a gente sempre estava batendo papo com ele, tomando um café. E ele foi muito importante porque sempre nos motivava e nos dava moral

, contou o ex-camisa 10, ao ESPN.com.br.

Patrocinado

Uma das brincadeiras preferidas dos brasileiros à época era colocar apelido nos colegas portugueses. “

A gente chamava o Vítor Baía, o Figo, o Fernando Couto e o Mourinho de ‘padeiro’ e tal. Alguns ficavam com raiva, mas Couto não ficava porque era gente boa. Mas o Figo e o Vítor Baía sempre não gostavam, mas aí é pior porque a gente sacaneava um pouquinho legal

“, disse aos risos.

No entanto, mesmo após a saída de Robson e a chegada de Louis van Gaal, Mourinho permaneceu no Barcelona até 2000. Foi neste período que o português conseguiu dar os primeiros passos como técnico no Barça ao virar de fato um auxiliar do treinador. “

Com o Bobby, ele não dava treinos, mas com o Van Gaal já já tinha uma liberdade maior. Ele treinava em alguns amistosos, como a Copa Catalunha. O Van Gaal já deixava ele tomar conta de escalar o time, passar as instruções, fazer a preleção. Então acho que muito mérito também do Van Gaal dele se tornar um treinador de fama

“.

Patrocinado

Roma x Napoli: onde assistir?

Roma x Napoli, partida válida pelo Campeonato Italiano, poderá ser acompanhada pela ESPN no Star+, neste sábado (23), às 16h45 (de Brasília).

Em sua carreira de mais de 20 anos, o técnico português venceu todos os títulos possíveis, incluindo a Champions League (duas vezes), Europa League, Conference League, LALIGA, Italiano e Premier League. Após deixar o Camp Nou, Mourinho iniciou sua trajetória como treinador de times profissionais no Benfica na temporada 2000/2001. Ele ainda passou pelo União de Leiria antes de fazer enorme sucesso no Porto, clube que o projetou para o mundo.

Fonte: ESPN – Futebol

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários