fbpx
Connect with us

Futebol

Defesa de Gabigol consegue efeito suspensivo e atacante pode voltar a jogar antes do fim da punição

Publicado

em

atacante, jogador
Gabigol comemora após marcar para o Flamengo sobre o Volta Redonda Thiago Ribeiro/Agif/Gazeta Press

Gabigol foi suspenso por dois anos após julgamento do recurso. Só voltará a jogar em abril de 2025 devido ao efeito suspensivo e contradições nos depoimentos.

A defesa do atacante Gabigol, conhecido por seus feitos no time do Flamengo, entrou com pedido de efeito suspensivo da punição de dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping nesta terça-feira (2).

A requisição dos advogados do jogador foi feita diretamente na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Ainda não há data para a avaliação do caso, mas, segundo apurou a ESPN, a expectativa é por um retorno ainda em abril. A defesa está confiante na reversão da punição e na liberação imediata do atacante Gabigol.

Problemas legais de Gabigol

Gabigol está proibido de jogar, treinar e frequentar o Flamengo até 7 de abril de 2025, de acordo com a lista divulgada pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem).

A defesa do jogador está se baseando em possíveis contradições nos depoimentos dos agentes no julgamento do TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem), com o respaldo de imagens internas do CT do Flamengo no dia do exame, realizado em 8 de abril de 2023, conforme revelado pela ESPN.

Patrocinado

Segundo a ABCD, Gabigol não cumpriu os procedimentos necessários para que o exame fosse considerado válido, o que fez com que os agentes não pudessem garantir a integridade da amostra, ou seja, que a urina era realmente dele. Essa foi a razão da punição.

De acordo com a ABCD, quando os agentes chegaram para os testes, todos os atletas que seriam testados concordaram em se submeter à coleta, como determina o procedimento. Gabigol foi o único que disse que faria seu treino primeiro, o que não é considerado uma irregularidade.

Porém, a defesa de Gabigol pretende explorar uma possível contradição. Um dos agentes teria afirmado em seu depoimento que chegou antes do jogador, o que é desmentido pelo circuito interno do Ninho do Urubu – segundo o Flamengo, o atacante chegou às 8h, e os oficiais perto de 9h.

Supostas contradições e descumprimentos

Embora não seja um problema Gabigol treinar antes do teste, de acordo com os procedimentos técnicos internacionais, seria necessário esperar um intervalo de duas horas para a coleta de sangue. E é exatamente nesse período que ocorreram os descumprimentos do atacante.

Patrocinado

Uma fonte ouvida pela ESPN afirma que várias normas não foram cumpridas por Gabigol, o que levou os agentes a não poderem garantir que a urina estava em condições adequadas. Isso invalida o teste – por isso, o resultado negativo pouco importou no julgamento – e motiva a denúncia por tentativa de fraude e a subsequente suspensão.

Contra-argumento da defesa

A defesa de Gabigol também quer mostrar uma possível contradição na versão apresentada pelos agentes. Segundo fontes presentes ao julgamento, um oficial da ABCD teria alegado que viu a urina saindo da uretra de Gabigol no momento da coleta.

O efeito suspensivo é o único recurso capaz de fazer o atacante voltar a jogar ainda sob o contrato atual com o Flamengo, que termina em dezembro. Isso porque o julgamento do recurso em si não deve ocorrer antes do fim da temporada 2024.

Próximos jogos do Flamengo

  • Nova Iguaçu (C): 7/4, 17h (de Brasília) – Campeonato Carioca

  • Palestino (C): 10/4, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores

  • Atlético-GO (F): a confirmar – Brasileirão

Fonte: ESPN – Futebol

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários