fbpx
Connect with us

Tecnologia

Dez adolescentes em busca da desintoxicação digital: a aventura de trocar smartphones por telefones básicos.

Publicado

em

Detox, digital, Parada, Abstinência
BBC - Will ficou preocupado em ter que passar cinco dias com apenas um telefone básico sem acesso à internet — Foto: BBC BBC - Ruby ficou 'nervosa' por ter que ligar para o escritório e checar o horário — Foto: BBC NEWS/KRISTIAN JOHNSON BBC - Grace resolveu decorar seu celular básico com bolinhas de plástico colorido — Foto: BBC NEWS/KRISTIAN JOHNSON - Todos os direitos: © G1 - Tecnologia

ouça este conteúdo

Após 5 dias sem celulares,Will,Ruby e Grace provam a desintoxicação. Redes sociais entram em segundo plano, enquanto análise revela verdades sociáveis. O verdadeiro desafio está no uso do telefone básico.

Em um processo de desintoxicação digital, um grupo de 10 adolescentes de Salford, na Inglaterra, participou de um experimento interessante. Durante cinco dias, eles abandonaram seus dispositivos eletrônicos modernos e adotaram telefones celulares simples, capazes apenas de realizar chamadas e enviar mensagens de texto. O resultado dessa experiência foi surpreendente.

Após a desintoxicação digital, os jovens relataram sentir uma sensação de liberdade e leveza, longe da constante conexão virtual. Alguns até mencionaram experimentar uma espécie de abstinência inicial, mas logo se adaptaram à nova rotina. A parada temporária das redes sociais e dos jogos online permitiu que eles se reconectassem com atividades offline, como leitura e esportes ao ar livre.

Experimento de Desintoxicação Digital: Parada nos Hábitos de Uso de Smartphone

Leia a seguir um relato detalhado do experimento de desintoxicação digital, que abrange desde o início até as conclusões finais. Will, um adolescente de 15 anos, costumava passar mais de oito horas diárias com os olhos fixos na tela de seu smartphone. Anteriormente apaixonado por andar de bicicleta, agora ele dedica a maior parte de seu tempo livre após a escola navegando pelos vídeos do TikTok.

Na semana passada, Will registrou um total de 31 horas em aplicativos de redes sociais. No entanto, nos próximos cinco dias, ele estará em abstinência dessas plataformas. ‘Estou ansioso para ver como lidarei com essa situação’, compartilha ele. ‘Agora, será necessário ser mais sociável com meus pais.’

A desintoxicação digital integra um projeto da BBC que realiza uma análise dos hábitos dos jovens em relação aos smartphones. Will é um dos 10 estudantes da Faculdade Técnica de Mídia da City University que concordaram em trocar seus telefones por um aparelho Nokia básico. Todos os aspectos da vida desses alunos serão impactados, uma vez que cresceram utilizando smartphones para quase todas as atividades.

Os participantes se comunicam predominantemente por Snapchat ou Facetime, utilizam o Google Maps para locomoção e estão constantemente ouvindo música em seus dispositivos. O diretor da faculdade, Colin Grand, descreve o desafio como uma oportunidade de reflexão, bloqueando os aparelhos dos alunos durante o experimento.

Ruby, uma aspirante a atriz de 16 anos, reconhece que passa excessivo tempo no celular, muitas vezes ignorando seus pais enquanto navega pelo TikTok. Durante o experimento, uma visita à família de Ruby revela mudanças em seu comportamento. A pausa no uso do smartphone criou mais oportunidades para conversas com seus pais, impactando positivamente sua relação familiar.

‘Ruby é bastante viciada em seu telefone, então agora ela pode vivenciar como era a vida na minha adolescência’, compartilha a mãe de Ruby, Emma. ‘Ela está se comunicando mais e estabelecendo uma rotina de sono mais saudável. É benéfico fazer essa parada.’

Enquanto aguardam o próximo ônibus, Ruby compartilha sobre seu emprego de meio período em um centro de jogos para grupos. Ela trabalha alguns dias por semana, porém, sem acesso ao smartphone, a confirmação dos horários de trabalho se tornou uma tarefa desafiadora. A dependência do celular para consultar informações cotidianas se torna evidente, deixando Ruby um tanto nervosa em utilizar métodos tradicionais, como fazer uma ligação para confirmar seu turno.

A desintoxicação digital está proporcionando uma nova perspectiva para os participantes, destacando a importância de estabelecer conexões reais e reduzir a dependência excessiva dos dispositivos móveis. A jornada de Will, Ruby e seus colegas durante esse experimento desafiador revela a necessidade de equilibrar o uso da tecnologia com interações autênticas e momentos de desconexão.

Fonte: © G1 – Tecnologia

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários