fbpx
Connect with us

Mundo

Jacques Delors, arquiteto inesgotável da União Europeia, falece aos 98 anos

Publicado

em

ex-presidente da Comissão Europeia
Jacques Delors em outubro de 1994 — Foto: Nathalie Koulischer/Reuters - Todos os direitos: G1

Delors, ex-presidente da Comissão Europeia e federalista convicto, foi um arquiteto inesgotável da integração europeia pós-guerra.

Jacques Delors, um dos fundadores do histórico projeto da moeda única da União Europeia, faleceu nesta quarta-feira aos 98 anos.

Delors, um fervoroso defensor da integração europeia do pós-guerra, atuou como ex-presidente da Comissão Europeia, o Executivo da União Europeia, durante três mandatos – mais do que qualquer outro titular do cargo – de janeiro de 1985 até ao final de 1994.

Durante a década dinâmica de Delors como chefe da Comissão, a União Europeia concluiu o seu mercado único integrado e concordou em introduzir uma moeda única e construir uma política externa e de segurança comum.

O ex-presidente da Comissão Europeia Jacques Delors, um dos fundadores do histórico projeto da moeda única da União Europeia, nos deixou nesta quarta-feira aos 98 anos. Delors, um fervoroso defensor da integração europeia do pós-guerra, deixou um legado marcante.

Patrocinado

Durante a década dinâmica de Delors como chefe da Comissão, a União Europeia concluiu o seu mercado único integrado e concordou em introduzir uma moeda única e construir uma política externa e de segurança comum.

Jacques Delors: O ex-presidente da Comissão Europeia e sua influência na integração europeia

O então bloco de 12 nações também estabeleceu as condições sob sua supervisão para eventualmente admitir os ex-Estados comunistas da Europa Central e Oriental após a queda do Muro de Berlim em 1989.

Jacques Delors e seu legado político

Sua filha, Martine Aubry, prefeita socialista da cidade francesa de Lille, disse à agência AFP que seu pai morreu enquanto dormia em sua casa parisiense.

Jacques Delors: O arquiteto inesgotável da União Europeia

O presidente francês, Emmanuel Macron, prestou homenagem ao seu compatriota como um ‘arquiteto inesgotável da nossa Europa’ e um lutador pela justiça humana.

Patrocinado

Jacques Delors e seu papel na integração europeia

Michel Barnier, o principal negociador da União Europeia durante a saída do Reino Unido da União Europeia, disse que Delors foi uma inspiração e uma razão para ‘acreditar em uma ‘certa ideia’ de política, de França e de Europa’.

Jacques Delors: O presidente da Comissão Europeia e sua visão federalista

Delors, um federalista convicto, era um defensor apaixonado de uma ‘união cada vez mais estreita’ que, à frente do Executivo da União Europeia, entrava frequentemente em conflito com a então primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, que resistiu vigorosamente a qualquer transferência de poder para Bruxelas.

Fonte: G1 – Mundo

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários