fbpx
Connect with us

Esportes

Maratona de jogos no Maracanã: estádio sediará três partidas em três dias após reforma.

Publicado

em

Maracanã, jogos oficiais, semana, Flamengo, Bragantino, Campeonato Brasileiro, CBF, Competição, jogos adiados, data Fifa, Fluminense, São Paulo, Marcações, gramado, reforma, estadio, quarta-feira, Libertadores, intervalo mínimo
Haja coração! Brasil e Argentina se enfrentam na terça-feira Gabigol pede substituição no final do primeiro tempo contra o Fortaleza Veja o estado do gramado do Maracanã antes e durante o jogo de Vasco x Atlético-MG

Brasil versus Argentina, Flu versus São Paulo e Fla versus Bragantino vão acontecer de terça a quinta-feira no estádio. Desde 2013, o estádio não sediava jogos por três dias consecutivos.

O estádio do Maracanã será palco de uma verdadeira maratona de jogos nunca antes vista desde a reforma de 2013. Durante esta semana, serão realizadas três partidas oficiais consecutivas, proporcionando aos fãs do futebol uma experiência única.

A primeira partida acontecerá nesta terça-feira, às 21h30, entre as seleções do Brasil e Argentina. Essa rivalidade histórica promete um espetáculo emocionante para os torcedores presentes no estádio.

No dia seguinte, na quarta-feira, será a vez do Fluminense e São Paulo se enfrentarem em um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Os times entrarão em campo buscando a vitória e a conquista de pontos importantes na competição.

E para encerrar essa sequência de jogos intensos, na quinta-feira, o Flamengo enfrentará o Bragantino também pelo Brasileirão. Será uma oportunidade para os torcedores rubro-negros apoiarem sua equipe e torcer pela vitória.

Patrocinado

Uma das razões para o prolongamento do campeonato é a realização de partidas atrasadas envolvendo os times Flamengo e Fluminense. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou essa medida em 27 de outubro com o objetivo de evitar a marcação de jogos durante a data Fifa de novembro.

A CBF decidiu estender a competição para garantir que os jogos adiados do Brasileirão sejam realizados sem conflitos, garantindo a integridade do campeonato. Essa decisão busca oferecer uma solução mais adequada para acomodar as partidas que não puderam ser disputadas no período originalmente estabelecido.

Vale destacar que essa medida tem como objetivo evitar qualquer prejuízo aos clubes envolvidos e possibilitar a realização dos jogos de forma justa e equilibrada. Assim, a CBF busca garantir a transparência e a qualidade da competição, priorizando a regularidade dos confrontos e o cumprimento do calendário esportivo.

Para mais informações e novidades sobre o Flamengo , acesse o novo canal ge Flamengo no WhatsApp clicando aqui.

Patrocinado

Alterações na data e local dos jogos do Fluminense e Flamengo

O jogo entre Fluminense e São Paulo foi inicialmente agendado para o dia 4 de novembro, porém teve que ser adiado devido à participação do Fluminense na decisão da Libertadores que ocorreu na mesma data. Agora, a partida está marcada para o dia 22 de novembro, quarta-feira, às 21h30.

Da mesma forma, o confronto entre Flamengo e Bragantino tinha sido originalmente agendado para o dia 28 de outubro, mas precisou ser adiado devido ao uso do Maracanã pela Conmebol, que estava preparando o estádio para a final da Libertadores. Agora, o jogo será realizado no dia 23 de novembro, quinta-feira, às 21h30.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou em 6 de outubro que o confronto entre Brasil e Argentina, válido pela sexta rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, será realizado no Maracanã no dia 21 de novembro, às 21h30 (horário de Brasília).

Recentemente, a Greenleaf, empresa encarregada da manutenção do gramado, emitiu um laudo solicitado pelo Consórcio ressaltando a importância de um intervalo mínimo de 72 horas entre as partidas. No entanto, essa regra não será cumprida, já que em menos de 60 horas, a partir das 21h30 de terça-feira, o estádio receberá três jogos consecutivos.

Patrocinado

O Maracanã terá um total de 70 partidas realizadas no estádio ao longo de 2023, após as três próximas partidas agendadas. A primeira partida deste ano ocorreu em 12 de janeiro, e o jogo de número 70 será disputado em 23 de novembro. Essa sequência de jogos abrange um período de 315 dias, o que resulta em uma média de aproximadamente um jogo a cada 4,5 dias.

Em diversos momentos da temporada, ocorreram intervalos de 10 dias ou mais sem partidas no Maracanã, assim como o atual período sem jogos. Isso demonstra que o estádio teve períodos de pausa ao longo do ano, contribuindo para o espaçamento das partidas e a manutenção da qualidade do gramado e da infraestrutura.

O estádio do Maracanã terá uma sequência intensa de partidas esta semana. Além do jogo entre Flamengo e Palmeiras na quinta-feira, o Fluminense também jogará no sábado contra o Coritiba, às 21h, do dia 25. Ou seja, haverá quatro jogos em cinco dias, sendo que a única exceção será a sexta-feira. Essa quantidade de jogos em um curto período de tempo é algo que não acontece com frequência. A última vez que ocorreu algo semelhante foi em março de 2020, antes do início da pandemia. No entanto, desde 2013, já ocorreram cinco vezes esse tipo de sequência com um dia de ‘descanso’ entre dois dias seguidos, como exemplificado abaixo.

Resultados dos Jogos

Aqui estão os resultados dos jogos mais recentes:

Patrocinado
  • 04/03/2020 – Copa do Brasil – Fluminense 2 x 0 Botafogo-PB
  • 05/03/2020 – Copa do Brasil – Vasco 1 x 0 ABC
  • 07/03/2020 – Campeonato Carioca – Flamengo 3 x 0 Botafogo
  • 08/03/2020 – Campeonato Carioca – Fluminense 4 x 0 Resende

Este ano, o estádio do Maracanã tem sido palco de muitas polêmicas. O estado do gramado tem sido motivo de discordância entre jogadores, dirigentes e clubes. Em um dos casos, houve uma discussão acalorada entre Gabigol e Marcos Braz, além das disputas envolvendo Flamengo, Fluminense e Vasco.

No mês de março, o vice-presidente do Vasco, Carlos Roberto Osório, levantou dúvidas sobre a realização das semifinais do Campeonato Carioca em um intervalo de menos de 24 horas no Estádio Maracanã.

No ano anterior, quando o Vasco expressou o interesse em jogar contra o Sport no Maracanã, o consórcio que administra o estádio rejeitou a proposta com a alegação de que o gramado não suportaria jogos consecutivos em dois dias seguidos.

No entanto, o clube conseguiu obter na Justiça o direito de realizar suas partidas no estádio. No mês de março de 2023, em comunicado, os gestores contestaram as declarações do vice-presidente do Vasco e afirmaram que o campo apresentava uma situação diferente daquela que era vivenciada quando o clube solicitou a utilização do estádio em 2022.

No mês de julho, durante o intervalo do jogo do Flamengo contra o Fortaleza, ocorreu uma acalorada discussão entre Gabigol e Marcos Braz devido às críticas do atacante em relação ao campo. Gabigol apontou o gramado como responsável pela sua lesão no tornozelo direito, ocorrida devido aos buracos presentes. Como resultado, ele teve que ser substituído no intervalo.

Patrocinado

reforma do gramado do Maracanã e implicação para o Fluminense

No mês de agosto, a interdição do Maracanã para reforma do gramado por cerca de 20 dias trouxe consequências para o Fluminense. A diretoria do clube emitiu uma nota oficial culpando o jogo entre Vasco e Atlético-MG pelo fechamento do estádio. Tal partida ocorreu menos de 15 horas após o confronto entre Fluminense e América-MG na noite anterior. No comunicado, a diretoria do Fluminense expressou seu lamento pelo prejuízo causado e fez um apelo à Justiça, solicitando autorização para a realização de partidas no estádio.

No passado, em uma determinada ocasião, o Vasco teve permissão da Justiça para jogar no Maracanã contra o Atlético-MG. Devido às intensas chuvas no Rio de Janeiro, o campo ficou em péssimas condições (confira no vídeo abaixo). Houve acúmulo de água dentro da área dos goleiros e a deterioração do gramado. A diretoria do clube afirmou que essa situação foi resultado da decisão de um desembargador que autorizou a partida no estádio.

No meio de outubro, o Flamengo insistiu em jogar no Maracanã contra o Bragantino, mas o jogo só será realizado nesta quinta-feira, dia 28 ou 29 de outubro, pouco antes da final da Libertadores. A Conmebol se recusou a ceder o estádio devido à necessidade de cuidados adicionais com o gramado e retoques necessários para a partida entre Fluminense e Boca Juniors, que ocorreu em 4 de novembro.

No dia 16 de novembro, Flamengo e Fluminense, que tinham debatido anteriormente sobre a utilização do estádio, conseguiram juntos a oportunidade de administrar o Maracanã e o Maracanãzinho até o ano de 2024.

Além disso, Flamengo e Fluminense expressaram sua insatisfação com o Vasco, que optou por não participar da gestão temporária, alegando uma falta de igualdade no processo. Recentemente, o Vasco tentou impugnar o edital do chamamento público, mas teve o seu pedido negado pelo Governo do Rio. A diretoria do Vasco anunciou que está focando em participar da licitação definitiva que ocorrerá em 2024.

Patrocinado

As constantes tentativas do Vasco da Gama de agendar jogos no Maracanã, mesmo em datas próximas a outras partidas, evidenciam que essa organização desportiva ou não tem conhecimento suficiente sobre a manutenção dos gramados, ou não se preocupa com a excelência do espetáculo. A final da Copa Libertadores da América 2023 serviu como um exemplo crucial, demonstrando a importância da preservação dos gramados e deixando claro que a recusa em jogar em um campo danificado não é uma decisão arbitrária, mas uma necessidade de gestão”, afirmaram o clube Flamengo e o Fluminense, ao criticar o Vasco.

Vasco critica termos impostos pelo Governo que beneficiam apenas o Flamengo

O Vasco argumenta que os requisitos estabelecidos pelo Governo excluem todos os outros clubes do Rio de Janeiro, com exceção do Flamengo.

De acordo com o Vasco, sua análise revelou que os critérios estabelecidos impedem a participação de seus parceiros privados no processo e também impossibilitam sua própria participação devido a exigências injustificadas que só o atual permissionário precário consegue atender, conforme afirmou o clube por meio de nota.

O estádio Maracanã continuará sendo administrado por Flamengo e Fluminense até o final do ano de 2024 ou até que seja selecionado o vencedor da licitação. O prazo para envio das propostas ao Governo do Estado é o dia 7 de dezembro.

Patrocinado

O Vasco, por sua vez, teve seu pedido de impugnação negado pela Comissão de Licitação do Governo do Rio de Janeiro. Apesar disso, o clube garante que participará da licitação que determinará o gestor do Maracanã pelos próximos 20 anos.

Fonte: G1

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários