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Ministério da Educação – Educação Inclusiva: um marco político para garantir direitos humanos.
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Ministério participa de lançamento de cursos no Ceará sobre educação inclusiva e direitos humanos, com foco em gestão da educação especial, prática pedagógica inclusiva, formação continua e perspectiva inclusiva.
O Ministério da Educação (MEC) – através da Secretaria de Educação, Ensino Superior e Inovação – marcou presença, nesta sexta-feira, 5 de julho, em São Paulo (SP), no XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), organizado pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).
O evento teve como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos sobre ensino, aprendizagem e formação de professores, destacando a importância da educação para o desenvolvimento social. A participação ativa dos profissionais da área de capacitação e formação contribuiu para enriquecer o debate e fortalecer as práticas educacionais inovadoras.
Educação:
‘O Ministério da Educação (MEC) teve a presença do diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi, Alexandre Mapurunga, em destaque. Sua participação no Fórum de debates sobre ‘Psicologia Escolar e Políticas de Inclusão’ foi fundamental para o diálogo sobre as políticas públicas de educação especial na perspectiva inclusiva. Durante o evento, o diretor enfatizou a importância da formação contínua de professores e gestores, bem como da capacitação em recursos pedagógicos para o Atendimento Educacional Especializado. Alexandre Mapurunga ressaltou a relevância da gestão da educação especial na perspectiva inclusiva e da prática pedagógica para educação especial e inclusiva.’
Ensino:
‘Em comemoração aos 30 anos da Declaração de Salamanca, o diretor destacou a importância de proporcionar uma educação de qualidade para todas as crianças, enfatizando que a escola comum é o melhor lugar para ensinar. O retorno do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi crucial para o fortalecimento e a afirmação da educação especial na perspectiva inclusiva.’
Instrução:
‘Investimentos significativos foram realizados neste ano, totalizando R$ 64 milhões em formação de professores e gestores, além de recursos pedagógicos no valor de R$ 201 milhões para o Atendimento Educacional Especializado. Esses recursos visam aprimorar a capacitação dos profissionais envolvidos na educação especial.’
Aprendizagem:
‘O evento, que se estende até sábado, 6 de julho, reúne pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de Psicologia, além de instituições renomadas como a Capes, o CNPq e o CFP. O tema central, ‘Profissionais da educação: por uma Psicologia em defesa dos Direitos Humanos’, destaca a importância da perspectiva inclusiva e do aperfeiçoamento constante na área educacional.’
Formação:
‘O diretor Alexandre Mapurunga também participou do lançamento de três cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com foco em educação inclusiva. Os cursos abordam temas como gestão da educação especial na perspectiva inclusiva, prática pedagógica para educação especial inclusiva e formação continuada em Direitos Humanos.’
Capacitação:
‘Esses cursos, parte da política de formação da Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi, têm como objetivo promover a educação inclusiva e fortalecer uma escola que atenda a todos. Ofertados em parceria com instituições federais, os cursos buscam contribuir para a qualificação dos profissionais da educação.’
Gestão:
‘A participação ativa de Alexandre Mapurunga, que cursou mestrado na UFC, destaca a importância da gestão eficaz na educação especial, bem como da prática pedagógica voltada para a inclusão. Os novos cursos da Universidade visam enriquecer a formação dos profissionais e fortalecer a educação inclusiva em todos os níveis.’
Fonte: © MEC GOV.br