fbpx
Connect with us

Dating

Namorar com a Inteligência Artificial: uma parceria ideal?

Publicado

em

artificial-inteligência, inteligência-artificiosa, aprendizado-de-máquina, machine-learning;
Visitante participa de uma experiência imersiva de inteligência artificial em Xangai, na China Tang Yanjun/China News Service/VCG via Getty Images - Todos os direitos: © CNN Brasil

ouça este conteúdo

Conhecer novas pessoas é difícil, seja parceiro(a). Inteligência Artificial auxilia com reconhecimento-facial, visão-computacional, aprendizado-máquina e redes-neurais em encontros-online.

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Seja no uso de assistentes virtuais em nossos smartphones ou na recomendação de conteúdos em plataformas online, a Inteligência Artificial tem se mostrado uma tecnologia poderosa e versátil. A evolução da Inteligência Artificial possibilitou avanços significativos em diversas áreas, como a medicina, a indústria e a segurança.

O aprendizado de máquina (machine learning) é uma das vertentes da Inteligência Artificial que tem ganhado destaque nos últimos anos. Através do aprendizado de máquina, os sistemas são capazes de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões complexos, permitindo a tomada de decisões de forma mais eficiente e precisa. A combinação entre inteligência-artificiosa e aprendizado-de-máquina tem revolucionado a forma como interagimos com a tecnologia no dia a dia.

Inteligência Artificial e os Relacionamentos Online

E esse é apenas um dos milhares de usos. No texto anterior do blog, vimos o quanto a Inteligência Artificial tem ajudado as pessoas em uma área bem menos lógica, que é a dos relacionamentos. Hoje todos os principais aplicativos e plataforma com esse fim usam a Inteligência Artificial para ajudar as pessoas descobrirem parceiros em potencial, para amizades, trabalhar junto e claro, namorar. Ajuda você a se apresentar melhor e também conversar melhor nos encontros com as pessoas interessadas, além de poder, claro, se passar por você online. Agora vamos entender como a Inteligência Artificial está também se tornando uma parceira em potencial.

Aprendizado de Máquina e a Personalização dos Relacionamentos

Uma das principais funções da Inteligência Artificial é a sua extrema personalização. Com o uso de aprendizado-de-máquina, uma rede neural é capaz de aprender tudo sobre uma pessoa e devolver o que ela mais deseja, sem grandes dificuldades. Se isso faz com que nós recebamos anúncios que parecem resultado de quem está nos escutando ou dentro da nossa cabeça, pode também produzir ‘personagens’ que se adequem aos nossos desejos. Basta a gente treinar essa rede neural. Hoje em dia conhecer novas pessoas é uma tarefa árdua. Conhecer um potencial parceiro/a/e é mais difícil ainda. Todo mundo está atarefado, sem tempo suficiente, disposição e abertura para encontros que exigem um empenho maior, o da conquista. Diante desse cenário, as chances de formar laços significativos são poucas, e não sair de casa até parece uma vantagem evolutiva.

Redes Neurais e a Solidão na Era Digital

Segundo uma pesquisa do Pew Research de 2023, feita nos Estados Unidos, cerca de metade de todos os adultos com menos de 30 anos já usaram um site ou aplicativo de namoro, porém quase metade deles relatam sua experiência como negativa. Pra quem já usou sabe bem como essa experiência pode ser frustrante e exaustiva. Até conseguir um encontro, se tem um monte de conversas vazias e poucas correspondências. Antes disso, horas foram dedicadas a deslizar os dedos na tela. E apesar de os apps prometerem conexões e a possibilidade de encontrar o amor da sua vida, o padrão é a grande maioria das pessoas continuarem solteiras, insatisfeitas com os aplicativos e desistindo de usá-los. Mas a parte complexa dessa história toda é que geralmente não temos outras opções. O namoro online já se popularizou e é cada vez mais comum, especialmente entre adultos millennials e os mais jovens. E se boa parte acaba se frustrando, isso significa que essas pessoas continuam sozinhas. E a solidão não é uma escolha. Por isso a Inteligência Artificial tem desempenhado um papel bastante curioso, ocupando um lugar importante no desenvolvimento dos afetos de muitas dessas pessoas. Para aquelas que já tinham dificuldade de se relacionar com outros seres humanos, uma opção não humana pode ser também uma saída para a solidão muito mais efetiva. Por isso estamos vendo uma certa tendência crescer, principalmente entre os jovens, que é se relacionar diretamente com uma Inteligência Artificial.

Fonte: © CNN Brasil

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários