fbpx
Connect with us

Futebol

Negativa ao Liverpool não impede André de ser visto como sucessor natural de Casemiro na Premier League

Publicado

em

volante, meio-campo, jogador, atacante
André, do Fluminense Getty Images

Fluminense e Manchester City decidem o Mundial de Clubes na sexta-feira, às 15h, na Arabia Saudita. CONMEBOL Libertadores e Premier League em destaque.

Entre os torcedores do Fluminense que foram até Jeddah, na Arábia Saudita, para acompanhar o Mundial de Clubes da Fifa, a presença da camisa com o nome André nas costas é predominante. O jovem volante de 22 anos é considerado a grande estrela da equipe, mas sua participação no torneio pode marcar também sua despedida do clube brasileiro.

Após ter contribuído para a conquista da CONMEBOL Libertadores – que garantiu a classificação para o Mundial de Clubes – ele está pronto para seguir os passos de muitos dos melhores jogadores jovens do Brasil e buscar uma transferência para a Europa. Essa mudança pode acontecer ainda durante a janela de transferências de janeiro de 2024, marcando um novo capítulo na carreira do talentoso jogador.

A decisão de André: comemorando a vitória e pensando no futuro

A torcida do Fluminense está determinada a aproveitá-lo enquanto pode, e a vitória por 2 a 0 sobre o Al Ahly, significa que André jogará pelo menos mais uma partida pelo clube ao qual ingressou, aos 12 anos, quando enfrentar o Manchester City na decisão do Mundial.

Não há nenhum ressentimento por parte do clube ou de seus torcedores – longe disso – e há uma sensação de que André já fez mais do que a sua parte pelo Fluminense. Os primeiros rumores de uma mudança para a Europa começaram a circular há um ano. Mas, mesmo nessa altura, André falava em permanecer para tentar ganhar a Libertadores.

Patrocinado

Não era como se aquele torneio representasse uma certeza – o Fluminense não era apontado como favorito – mas André quis tentar mesmo assim. No verão europeu, o Liverpool tentou uma aproximação enquanto o técnico Jurgen Klopp tentava reconstruir seu meio-campo sem Jordan Henderson e Fabinho, mas novamente André disse não.

Em público, o Fluminense disse estar encantado. Mas, nos bastidores, muitos funcionários o procuraram para perguntar se ele tinha certeza de que foi a decisão certa.

Uma coisa é dizer não aos clubes de Portugal ou da Rússia, mas foram a Premier League e o Liverpool

, disse uma fonte à ESPN. No final, valeu a pena quando, em novembro, o Fluminense venceu o Boca Juniors por 2 a 1 após prorrogação e conquistou a Libertadores pela primeira vez em sua história.

Já um herói que passou pela academia para chegar ao time titular, André consolidou seu legado e, quando chegar a hora, será considerado uma lenda do clube.

Patrocinado

Seja em janeiro ou no meio de 2024, a visão do Fluminense é que eventualmente ele terá que sair. O clube está numa posição financeira muito mais estável do que há um ano, mas a potencial taxa de transferência de 35 milhões de euros (R$ 187 milhões) ainda é necessária para ajudar a equilibrar as contas.

O interesse do Liverpool diminuiu desde as contratações de Alexis Mac Allister, Dominik Szoboszlai, Ryan Gravenberch e Wataru Endo, mas Arsenal, Manchester United e Fulham estão entre os outros clubes vinculados.

A decisão de permanecer e o caminho para a Europa

O Fluminense ainda não recebeu nenhuma oferta antes da janela de janeiro e há uma sugestão de que eles poderiam esperar até o verão – quando os clubes europeus costumam fazer a maior parte de seus negócios de transferências – para maximizar seus lucros.

A preferência de André é mudar-se para Inglaterra, mas o Fluminense tem-se mantido firme na exigência de uma verba próxima dos R$ 187 milhões. O Fulham, em particular, poderá busca-lo caso o Bayern de Munique volte a negociar pela compra de João Palhinha.

Patrocinado

Tão confortável jogando no centro da defesa quanto na base do meio-campo, a equipe do Fluminense acredita que o físico e a habilidade técnica de André com a bola o tornariam uma escolha perfeita para a Premier League, mas nem sempre foi assim.

Nascido no interior do Brasil, onde seu pai trabalhava em uma fazenda de cacau, André chegou ao Fluminense há dez anos como atacante. Não sendo um jogador que ganhou as manchetes na adolescência como Neymar ou Endrick, André teve que comprar um telefone para sua família para manter contato durante seus primeiros dias no clube.

Consolidação e lições aprendidas

Apesar da grande visibilidade, André é titular do time titular do Fluminense há apenas três temporadas e, antes de estrear, em setembro de 2020, estava prestes a sair por empréstimo.

No entanto, as lesões no plantel obrigaram-no a permanecer e, desde o início da campanha de 2021, disputou 153 jogos. Ele fez sua estreia pela seleção em junho e tem feito questão de seguir os conselhos de Casemiro, capitão do Brasil. A conexão faz sentido. Ele é visto como o sucessor natural do meio-campista do Manchester United.

Patrocinado

Casemiro, que completará 32 anos em fevereiro, faz parte de uma geração de atletas, que também inclui Thiago Silva, de 39 anos, e Marcelo, de 35 anos, crias de Xerém, que retornou ao clube após se tornar um dos maiores nomes da história do Real Madrid.

Tanto Thiago Silva quanto Marcelo deixaram o Brasil para se tornarem estrelas na Europa, e André é o próximo na fila para fazer a mudança. O primeiro, porém, é a final do Mundial de Clubes, onde ele terá a oportunidade de melhorar ainda mais a sua reputação.

Fonte: ESPN – Futebol

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários