fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Número recorde de lobistas de combustíveis fósseis na COP 28 gera alerta entre ambientalistas

Publicado

em

representantes da indústria fóssil, delegados das empresas de energia, agentes dos negócios de petróleo e gás
Manifestantes exibem cartazes com os dizeres 'fim dos combustíveis fósseis' durante a COP 28. — Foto: AP Photo/Joshua A. Bickel

28ª cúpula climática da ONU com 2.400 pessoas da indústria de carvão, petróleo e gás. Dados apontam aumento nas emissões de gases e temperatura global.

O relatório divulgado pela Kick Big Polluters Out revelou que mais de 2.456 **lobistas de combustíveis fósseis** estiveram presentes nas negociações climáticas da COP 28, um número significativamente maior do que no ano anterior. A presença desses representantes da indústria fóssil levantou preocupações entre ativistas ambientais, que alertaram para a influência desproporcional desses agentes dos negócios de petróleo e gás nas discussões sobre políticas climáticas globais.

A discrepância é ainda mais evidente se compararmos com a edição anterior da cúpula, onde apenas 636 delegados das empresas de energia relacionadas aos combustíveis fósseis estiveram presentes. Essa ampliação na presença de **lobistas de combustíveis fósseis** levanta questionamentos sobre o papel e a influência desses agentes dos negócios de petróleo e gás nas decisões climáticas internacionais.

Explosão de lobistas de combustíveis fósseis

Num ano em que as temperaturas globais e as emissões de gases com efeito de estufa quebraram recordes, houve um aumento significativo de lobistas de combustíveis fósseis

, afirmou o grupo em um relatório divulgado.

Acesso ampliado à COP 28

Ainda de acordo com a coalizão, os representantes da indústria fóssil obtiveram acesso ampliado à COP 28, superando em número todos os delegados das dez nações mais vulneráveis ao clima juntos (cerca de 1509).

Presença da indústria na vanguarda da crise climática

Isso destaca como a presença dos agentes dos negócios de petróleo e gás ultrapassa a dos indivíduos na vanguarda da crise climática

, acrescentou o grupo em seu relatório divulgado.

Delegações nacionais com representantes da indústria fóssil

A França, por exemplo, incluiu gigantes dos combustíveis fósseis como a TotalEnergies e a EDF em sua delegação nacional, já a Itália trouxe uma equipe de delegados das empresas de energia representando a multinacional petrolífera ENI, e a União Europeia trouxe funcionários da BP, ENI e ExxonMobil.

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários