fbpx
Connect with us

Mundo

Presidente da Guiana abre diálogo sobre Essequibo em resposta a proposta de Maduro

Publicado

em

conversas, negociar, tratar
Presidente da Guiana, Irfaan Ali — Foto: JN

Irfaan Ali, presidente, suaviza o tom sobre território disputado, comprometido com a paz.

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, reiterou neste sábado (9) sua disposição para o diálogo sobre Essequibo, a região maior que a Inglaterra controlada pela Guiana mas que a Venezuela reivindica ser sua. Ele afirmou que está aberto ao diálogo para encontrar uma solução pacífica e diplomática para a disputa territorial.

A declaração de Ali foi feita poucas horas depois de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, dizer ser necessário

dizer ser necessário sentar e negociar

com a Guianamostrando uma postura mais conciliatória desde que seu país realizou, no domingo (3), um referendo sobre a anexação do território. Maduro enfatizou a importância do diálogo para tratar da questão de forma civilizada e respeitosa.

Presidência de Irfaan Ali

Estamos fortemente comprometidos com a paz na região

, afirmou o presidente Irfaan Ali.

A Corte Internacional de Justiça terá a palavra final sobre a controvérsia na fronteira Guiana/ Venezuela. Deixamos claro que estamos abertos a diálogo e negociações, como pessoas e nação responsáveis

.

Conversas e negociações

O presidente Irfaan Ali suavizou o tom ao abordar a questão, reiterando o compromisso com a paz na região. Ele destacou que a Venezuela reivindica a verdadeira proprietária de Essequibo, uma área de 160 quilômetros quadrados que corresponde a cerca de 70% do território da Guiana, atravessando seis dos dez estados do país. Ele deixou claro que o país não se opõe a diálogos e reuniões, desde que sejam conduzidos de maneira responsável.

Fonte: G1 – Mundo

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários