fbpx
Connect with us

Futebol

Quantos pontos são necessários para a permanência na Série A do Brasileirão?’ – Um olhar histórico sobre a pontuação necessária para se manter na elite do futebol brasileiro.

Publicado

em

primeira divisão, elite do futebol, escalão principal
Bahia, Santos e Vasco terão decisão na última rodada do Brasileirão de 2023 na luta contra o rebaixamento Felipe Oliveira/ E.C. Bahia/ Raul Baretta/ Santos F.C./ Daniel Ramalho/ C.R. Vasco da Gama

Bahia, Santos e Vasco jogam a vida na 38ª rodada do Brasileirão, buscando resultados de seus rivais para escapar do Z-4 com uma pontuação inferior.

Nesta quarta-feira (6), a partir das 21h30 (de Brasília), Bahia, Santos e Vasco jogam a vida no Brasileirão Série A e terão uma rodada final decisiva na luta contra o rebaixamento, uma vez que ainda resta conhecer quem ocupará a última vaga no Z-4, ao lado dos já rebaixados América-MG, Coritiba, e Goiás.

A Bahia, Santos e Vasco estão lutando para permanecer na elite do futebol brasileiro, conhecida como Série A. Esta é a primeira divisão do campeonato nacional, onde as equipes buscam se manter no escalão principal do futebol do país. A expectativa é grande para saber qual time vai escapar da zona de rebaixamento e permanecer na Série A.

Rebaixamento e salvação de clubes no Brasileirão

Antes de a bola rolar pela 38ª rodada, o time que ocupa o 17° lugar é o Bahia, que soma 41 pontos, um a menos do que o Vasco (16°) e dois atrás do Santos (15°). Para fugir do rebaixamento, os baianos, que no máximo chegam a 44 pontos, precisam de uma vitória diante do Atlético-MG, na Fonte Nova, e torcer por resultados negativos de seus rivais diretos.

Espaço apertado

O Vasco e o Santos têm uma situação mais confortável e, jogando em casa, contra Red Bull Bragantino e Fortaleza, respectivamente, uma vitória seria o suficiente para garantir a permanência na elite do futebol.

Patrocinado

No entanto, até mesmo uma derrota na última rodada ainda manteria a dupla na Série A, desde que o Bahia seja derrotado. Os clubes que lutam contra a degola sabem que a linha de corte dos 45 pontos é a referência no Brasileirão desde a disputa em 2006.

Nota de corte

Entretanto, nem sempre esta

nota de corte

foi seguida à risca. No histórico dos pontos corridos, clubes conseguiram se livrar do Z-4 com uma pontuação inferior. Por exemplo, o Ceará se salvou da degola com 39 pontos, 6 a menos do que os 45 geralmente mencionados.

Clubes que conseguiram este feito

  • 2006: Palmeiras

    salvou-se com 44 pontos

  • 2008: Náutico

    se salvou com 44 pontos

  • 2010: Atlético-GO

    se salvou com 42 pontos

  • 2011: Cruzeiro

    se salvou com 43 pontos

  • 2014: Palmeiras

    se salvou com 40 pontos

  • 2015: Figueirense

    se salvou com 43 pontos

  • 2017: Vitória

    se salvou com 43 pontos

  • 2018: Vasco

    se salvou com 43 pontos

  • 2020: Fortaleza

    se salvou com 41 pontos

  • 2022: Cuiabá

    se salvou com 41 pontos

De 2006 para cá, apenas quatro clubes chegaram aos 45 e se mantiveram na Série A. Em apenas duas oportunidades a nota de corte foi superior.

Patrocinado
  • 2007: Goiás

    se salvou com 45 pontos

  • 2009: Fluminense

    se salvou com 46 pontos

  • 2012: Portuguesa

    se salvou com 45 pontos

  • 2013: Flamengo

    se salvou com 45 pontos

  • 2016: Vitória

    se salvou com 45 pontos

  • 2021: Juventude

    se salvou com 46 pontos

Fonte: ESPN – Futebol

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários