fbpx
Connect with us

Dinheiro

Uma nova perspectiva na renda fixa: Governo propõe criação da Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD)

Publicado

em

LCD
Segundo estimativa do BNDES, a LCD deve acrescentar R$ 10 bilhões por ano em financiamentos. (Imagem: 89Stocker) - Todos os direitos: © Money Times

O Governo Federal enviou ao Congresso novo projeto para diversificar investimentos em renda fixa, adicionando opções como LCA, LCI e debêntures.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico, a Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD) surge como uma alternativa interessante para os investidores que buscam segurança e rentabilidade na renda fixa. A expectativa é de que essa nova modalidade de investimento possa ajudar a impulsionar projetos e iniciativas que visam o crescimento e a infraestrutura do país.

A LCD pode ser uma excelente escolha para aqueles que desejam aliar a estabilidade financeira proporcionada pela renda fixa com a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusão social. Dessa forma, os investidores poderão obter retornos atrativos ao mesmo tempo em que colaboram para o progresso do país e para a melhoria da qualidade de vida da população. Ao diversificar a carteira com a LCD, é possível construir um portfólio mais sólido e alinhado com as demandas atuais da sociedade.

Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD) em destaque no novo PAC

A medida anunciada faz parte do renovado Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que visa estimular investimentos no país. De acordo com o Governo Federal, as ações têm o objetivo de incrementar a capacidade do BNDES de financiar projetos de longo prazo para o desenvolvimento sustentável, oferecendo prazos e taxas adequadas às características dos projetos e dos tomadores de crédito.

A Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD) será um novo tipo de investimento, funcionando como uma forma de captação de recursos para os bancos de desenvolvimento estaduais, sendo semelhante aos tipos de investimento já existentes, como a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e as debêntures de infraestrutura.

Impacto da LCD na Taxa de Longo Prazo (TLP) e no financiamento do BNDES

Além de estimular o desenvolvimento, a medida também visa corrigir problemas identificados na Taxa de Longo Prazo (TLP), que tem sido a referência de custo para empréstimos do BNDES com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhado (FAT) desde 2018.

Estimativas do BNDES apontam que a introdução da LCD deve adicionar cerca de R$ 10 bilhões por ano em financiamentos destinados ao desenvolvimento, contribuindo para a redução das taxas de juros aplicadas aos tomadores de crédito.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Fonte: © Money Times

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários