fbpx
Connect with us

Mundo

Walmart e Amazon: Duelo de Gigantes no Mundo Empresarial

Publicado

em

comércio, empresário, negócios;
Distância de faturamento do Walmart para o da Amazon está cada vez menor - Todos os direitos: @ NEO FEED

A Amazon avança como ameaça à Walmart, conquistando receita e destacando tecnologia e infraestrutura em área de publicidade e sistema de desenvolvimento de próxima estratégia adicional.

Não faltam títulos e informações para descrever a importância da empresa Walmart na economia dos Estados Unidos. Criada em 1962 por Sam Walton, cuja família é considerada a mais rica do país, a companhia se destaca como o principal varejista do território e está no topo da lista Fortune 500 desde 2013. Além disso, a gigante do varejo enfrenta a possibilidade de ceder o título de empresa com maior faturamento nos EUA.

Em um cenário de constantes transformações no mundo dos negócios, é fundamental que os empresários estejam atentos às mudanças no comércio global. Mesmo uma empresa consolidada como o Walmart precisa se adaptar às novas demandas do mercado para se manter relevante e competitiva nos negócios atuais.

Desafios da Empresa Walmart Frente à Amazon

E quem ameaça desbancá-la do topo desse pódio é um nome que, há tempos, vem desafiando o reinado da empresa: a Amazon. Em 2023, nos indicadores mais recentes dessa disputa, o Walmart apurou um faturamento de US$ 648,1 bilhões, o que representou uma alta anual de 6%. No mesmo período, a receita da Amazon foi de US$ 574,8 bilhões, um salto de 12% sobre 2022.

Outra medida reforça como a distância entre as duas operações tem diminuído. Há dez anos, quando assumiu a liderança do Fortune 500, o Walmart registrou uma receita de US$ 476 bilhões. Naquele mesmo intervalo, a Amazon reportou uma receita de US$ 75 bilhões. A partir desse quadro, há quem aposte que a gigante fundada por Jeff Bezos tem tudo para ultrapassar, em breve, o Walmart.

Essa projeção se baseia nos desafios à frente da varejista para manter sua liderança e, ao mesmo tempo, no fôlego que a Amazon vem mostrando para assumir a dianteira. Uma reportagem publicada nesta quarta-feira, 15 de maio, pelo The Wall Street Journal traz alguns números que ilustram essa competição.

Segundo o jornal americano, para alcançar sua meta de crescer 4% em 2024, o Walmart precisa buscar uma receita adicional de US$ 26 bilhões. A empresa não terá, porém, um percurso fácil pela frente para tornar essa cifra realidade. Um indicador que reforça essa dificuldade é o fato de que, atualmente, cerca de 90% dos americanos já são consumidores da companhia.

Essa margem mais restrita é reforçada quando se compara as fontes de receitas das duas empresas. No caso da Amazon, uma parcela significativa já é gerada por outros negócios não relacionados diretamente ao varejo. Nessa direção, entre outros exemplos, a Amazon Web Services (AWS), braço de infraestrutura e serviços de tecnologia da Amazon, faturou R$ 90,8 bilhões em 2023.

No mesmo período, a área de publicidade da empresa registrou uma receita próxima de US$ 47 bilhões. O Walmart também tem explorado outras frentes além do seu negócio tradicional, em um caminho muito semelhante ao adotado, há mais tempo, pela Amazon. Isso inclui, entre outros componentes, sistemas desenvolvidos para sua operação e que passaram a ser ofertados a outros varejistas.

A estratégia também envolve a entrada em outras áreas, como saúde e publicidade. Mas ainda não se traduziu em fatias relevantes no resultado da companhia, que segue gerando boa parte dos seus ganhos no varejo. Um exemplo da distância entre as duas teses é o segmento de publicidade. O Walmart registrou uma receita de US$ 3,4 bilhões na área em 2023.

Já a Amazon divulgou um faturamento de US$ 11,8 bilhões nesse mesmo espaço apenas no primeiro trimestre de 2024. Como um agravante, nem todas as iniciativas do Walmart fora da sua ‘zona de conforto’ têm sido bem-sucedidas. Esse é o caso dos Walmart Health Centers, projeto do grupo com a proposta de oferecer serviços de saúde a preços mais acessíveis.

Depois de expandir essa rede nos últimos cinco anos para estados americanos como Arkansas, Flórida, Georgia, Illinois, Missouri e Texas, a

Empresa Walmart

se vê diante de desafios significativos em sua busca por manter sua posição de destaque frente à concorrência, especialmente da

Empresa Amazon

. A competição no mundo dos

negócios

exige estratégias inovadoras e uma constante evolução para atender às demandas do mercado em constante transformação.

Fonte: @ NEO FEED

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários