fbpx
Connect with us

Mundo

Zelensky se reúne com representante do Itamaraty durante parada em Brasília, confirma MRE.

Publicado

em

Volodymyr Zelensky, ucraniano, chefes de Estado
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky — Foto: EPA via BBC - Todos os direitos: G1

Encontro rápido durante a parada técnica do avião do presidente da Ucrânia na capital do Brasil. Pedido de reunião com Lula feito ‘em cima da hora’.

O presidente ucraniano, Zelensky, teve um encontro com a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, Maria Luisa Escorel, durante uma parada técnica em Brasília no último sábado. A reunião durou cerca de 20 minutos e foi agendada de última hora.

Volodymyr Zelensky viajava para Buenos Aires, onde participou da posse de Javier Milei como presidente. O objetivo do ucraniano era se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas acabou se encontrando com a diplomata do Itamaraty, Maria Luisa Escorel, devido ao pedido de audiência feito ‘em cima da hora’.

Encontro em NY

Geralmente, quando dois chefes de Estado se encontram, é comum que as equipes dos dois líderes façam reuniões prévias, discutindo os temas a serem abordados e eventuais acordos. O encontro entre Maria Luisa e Zelensky foi divulgado inicialmente pelo jornal ‘O Globo’. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teve um desencontro com o presidente Luiz Inácio Lula em maio, durante a cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão. Lula afirmou que as equipes dos governos brasileiro e ucraniano acertaram um encontro entre os dois líderes, mas perto do horário marcado, a comitiva de Zelensky informou que ele não poderia comparecer naquele momento.

Os desencontros entre as agendas de ambos os chefes de Estado impediram que o encontro acontecesse, já que Lula tinha outras reuniões com líderes de outros países marcadas. O desencontro em Hiroshima aconteceu após Lula fazer declarações polêmicas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o que gerou críticas por parte de Zelensky ao brasileiro.

Patrocinado

Lula e Zelensky finalmente se reuniram em setembro deste ano, em Nova York, durante a presença dos dois na Assembleia Geral da ONU. Após o encontro, Lula afirmou ter conversado com o presidente da Ucrânia sobre a importância de os países buscarem o diálogo e a paz, destacando que é crucial para evitar novas ocupações territoriais, como as feitas pela Rússia. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia começou em fevereiro de 2022, após tropas de Vladimir Putin invadirem a Ucrânia. A Rússia alega que são territórios separatistas, enquanto a Ucrânia afirma que não negociará um acordo enquanto as tropas russas não saírem dessas localidades.

‘Disse para ele a necessidade de encontrar um grupo de países amigos que possam construir uma proposta que não fosse nem de um, nem de outro, dos dois que estão em guerra. E que a negociação numa mesa de diálogo é muito mais barata do que uma guerra, não tem vítimas, não tem mortes e não tem tiro’, disse Lula após o encontro com Zelensky em setembro. A secretária de Europa e América do Norte, Maria Luisa, também destacou a importância de buscar alternativas pacíficas para resolver o conflito entre os dois países.

Fonte: G1 – Mundo

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários