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Alfabetização em Foco: Formação Continuada e Pós-Graduação Rumo à Excelência Educacional
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Encontro reuniu professores e pesquisadores de universidades federais para discutir formação-continua, cuidado-com-o-meio-ambiente e emergências, além de construção de materiais e recursos educacionais.
O Ministério da Educação (MEC) organizou, na quinta e sexta-feira, 20 e 21 de julho, um encontro técnico sobre capacitação permanente e mestrado em alfabetização.
Durante o evento, foram discutidas estratégias inovadoras para o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita na fase inicial da alfabetização, visando aprimorar as práticas educacionais em todo o país.
Encontro para Discutir a Alfabetização e a Formação Docente
No encontro recente, estiveram presentes representantes da Capes e de diversas secretarias do Ministério da Educação, juntamente com professores e pesquisadores das Universidades Federais do Amapá, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. O principal foco da reunião foi promover um diálogo constante com instituições de ensino superior, centros de pesquisa e associações renomadas no campo da formação docente para o ensino, a aprendizagem, a leitura e a escrita.
A demanda por formação continuada em alfabetização no ensino fundamental é uma necessidade crescente entre os professores das séries iniciais das escolas públicas, visando aprimorar suas práticas pedagógicas e diversificar as estratégias de ensino da alfabetização em todas as suas dimensões. Durante o evento, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, enfatizou o compromisso do órgão em fortalecer a formação de professores, com ênfase na educação básica.
Desafios e Perspectivas na Formação em Alfabetização
Os cursos de pós-graduação em alfabetização devem priorizar a aprendizagem e a equidade, promovendo uma abordagem que valorize o cuidado com o meio ambiente e a pedagogia das emergências, como ressaltado por Francisca Maciel, professora da UFMG. A formação continuada por meio da pós-graduação em alfabetização é um desafio histórico e constante, essencial para elevar a qualificação dos educadores que atuam nessa área.
A construção de materiais didáticos e recursos educacionais inovadores é fundamental para enriquecer o trabalho em sala de aula e estimular a produção de conhecimento relevante para a prática docente. Lourival Martins Filho, diretor da SEB, destaca a importância de uma formação de qualidade, focada na prática alfabetizadora e no aprimoramento das estratégias de ensino.
Novas Oportunidades na Pós-Graduação em Alfabetização
Luiz Lira e Carlos Rezende, da Capes, anunciaram que o Edital nº 25/2023 promoverá novas vagas em cursos de pós-graduação lato sensu em alfabetização, com o objetivo de formar 2.700 professores em todo o Brasil. Essa especialização será fundamental para fortalecer a educação no país, contribuindo para a melhoria do ensino e aprendizagem.
Não deixe de conferir o resultado do edital na página da Capes em 21 de junho de 2024. A iniciativa visa impulsionar a formação de professores comprometidos com a alfabetização e o desenvolvimento educacional, alinhados com as demandas da sociedade contemporânea.
Fonte: © MEC GOV.br