fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Debate sobre recursos hídricos marca instalação do Comitê Bacia do Araguari nos municípios do Amapá

Publicado

em

água, recursos naturais, recursos de água
Implantação do Comitê da Bacia do Rio Araguari inicia no dia 15 de abril — Foto: Reprodução/IEPA - Todos os direitos: G1

Mobilizações abertas ao público de 15 a 19 de abril discutem novos direcionamentos da administração, políticas públicas e uso sustentável de recursos naturais.

A implementação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, criado através do decreto 604 em 2019, está prevista para ocorrer de 15 a 19 de abril, contemplando todos os municípios da área abrangida pela bacia do Araguari.

Esta iniciativa visa promover a conscientização acerca da gestão dos recursos hídricos, o desenvolvimento de políticas públicas e a utilização sustentável dos recursos naturais neste contexto, com foco na preservação e na qualidade da água disponível na região (Confira o cronograma ao final desta matéria).

Recursos Hídricos na Bacia do Araguari

A região de Bacia do Araguari, consiste em uma área de mais de 45 mil m², com 11 municípios do estado do Amapá, sendo: Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Macapá, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Serra do Navio e Tartarugalzinho.

A instalação do comitê é realizada pelo Governo do Amapá, sob coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O edital de convocação das audiências ainda está em elaboração, com a publicação prevista para o dia 10 de abril.

A coordenadora de gestão de recursos hídricos da SEMA, Renatta Santos, , disse que a participação da sociedade é de grande importância nas audiências.

‘As audiências são abertas a todos, e a formação do comitê é uma oportunidade para sociedade e Governo debaterem o uso de recursos hídricos, garantindo a quantidade e a qualidade da água necessária para as próximas gerações’, disse a coordenadora Renatta.’

Nos dias 18 e 19 de abril, ocorre o período de inscrição para eleição dos membros representantes do comitê.

Decreto 604 e Recursos Hídricos

Área de mais de 45 mil m² e Recursos de Água

Audiência em Ferreira Gomes e Recursos Naturais

Eleição dos Membros do Comitê e Recursos de Água

  • 15 a 19/04 – Mobilização dos municípios que fazem parte da bacia hidrográfica
  • 18 e 19/04 – Período de inscrição para eleição dos membros do comitê
  • 23/04 – Audiência em Amapá
  • 25/04 – Audiência em Ferreira Gomes
  • 07/05 – Audiência em Pedra Branca do Amapari
  • 10/05 – Audiência em Macapá

📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook

📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários