fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Ibama realiza soltura recorde de 179 mil tartarugas na foz do Rio Amazonas; VÍDEO.

Publicado

em

ação histórica, evento único, marca excepcional
179 mil quelônios são soltos na foz do Rio Amazonas Cerca de 15 mil tartarugas foram soltas em ação educativa — Foto: Rafael Aleixo/g1 Programação da 41ª edição do evento teve apresentações culturas na Ilha Camaleão — Foto: Rafael Aleixo/g1 Embarcações levaram estudantes de escolas e universidades paraenses e amapaenses — Foto: Rafael Aleixo/g1 Segundo o Ibama, apenas 10% dos animais chegam à vida adulta — Foto: Rafael Aleixo/g1 - Todos os direitos: G1

41ª edição do PQA soltou 15 mil tartarugas em Afuá (PA), realizado pela superintendência do Ibama no Amapá.

Neste sábado (6), a soltura recorde de 179 mil tartarugas do Programa Quelônios da Amazônia (PQA) foi realizada pela Ibama na foz do Rio Amazonas. A ação é parte da iniciativa que tem como objetivo promover a preservação das espécies de tartarugas da região, que enfrentam ameaças devido à pesca predatória e destruição do habitat.

Essa é uma ação histórica que busca contribuir para a manutenção da biodiversidade na Amazônia, um evento único que reforça a importância do cuidado com as tartarugas. A soltura recorde é uma marca excepcional do esforço conjunto de diversos setores da sociedade em prol do meio ambiente.

.

Tartarugas da Amazônia: Soltura Recorde e Ação Histórica

‘Encerramos a soltura de 179 mil quelônios. À medida que eles foram nascendo, foram sendo soltos na região, em uma soltura ecológica. Deixamos esses 15 mil filhotes para poder realizar um evento educativo sobre a importância da preservação‘, explicou Márcia Bueno, coordenadora do programa PQA no Amapá.

A Cíntia Bragança Nunes realizou uma longa viagem de carro por cerca de 6 horas, de Laranjal do Jari, no sul do Amapá, até Macapá e depois mais 5 horas de barco até Afuá. Ela e outros 45 estudantes do curso de técnico em meio ambiente do Ifap participaram pela primeira vez de uma soltura.

‘Foi uma experiência única. Até chorei na hora. Foi muito emocionante desvirar elas, porque elas não conseguiam sozinhas. A viagem até aqui também foi incrível, onde conheci várias pessoas e essa foi minha primeira viagem pra longe de casa’, descreveu a estudante.

O PQA realiza ações com diversas espécies de tartarugas, como Tartaruga-da-amazônia, tracajá, Iaçá, Cabeçudo, Muçuã e Irapuca. Cada desova dessas espécies possui em média 90 ovos.

Evento Único: Soltura Recorde na Ilha Camaleão

O Programa Quelônios da Amazônia foi fundado em 1979 e é considerado o programa mais antigo de preservação de uma espécie no mundo. No Amapá, a primeira ação teve início em 1981. A primeira soltura na Ilha dos Camaleões aconteceu em 1983 e desde então nunca mais parou.

‘Essa era uma espécie muito ameaçada de extinção e só aqui na coordenação do PQA no Amapá, nós já devolvemos a 2.485.000 de filhotes para a natureza ao longo desses anos’, descreveu a coordenadora do programa.

📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá

Marcar Excepcional: Preservação das Tartarugas na Ilha dos Camaleões

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários