fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Incêndios florestais e a ameaça da poluição do ar no Brasil: um alerta para a qualidade do ar.

Publicado

em

fumaça, emissões tóxicas, intoxicação atmosférica
Incêndios florestais pioram qualidade do ar em várias partes do Brasil Foto mostra seca no Rio Negro no Porto de Manaus em 16 de outubro de 2023 — Foto: Rede Amazônica - Todos os direitos: G1

Relatório internacional aponta 80 mil mortes anuais por doenças ligadas à poluição. Dados da OMS revelam riscos à saúde pela qualidade do ar e emissões de material particulado.

A poluição do ar é um problema grave que afeta a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. As altas concentrações de poluentes no ar podem causar danos irreparáveis aos pulmões e ao sistema respiratório, contribuindo para doenças crônicas e até mesmo a morte prematura.

As emissões tóxicas liberadas por veículos, fábricas e queimadas agrícolas contribuem significativamente para a fumaça e a intoxicação atmosférica, impactando negativamente a qualidade do ar que respiramos. Reduzir a poluição do ar é crucial para proteger nossa saúde e salvaguardar o meio ambiente para as gerações futuras.

Impactos da Poluição do Ar em Xapuri, Acre

Já na região norte, Xapuri, no Acre, foi o município brasileiro com pior índice de poluição do ar em 2023. A presença constante de fumaça e emissões tóxicas contribuiu significativamente para a intoxicação atmosférica na região. A poluição do ar é um grande risco para a saúde pública e para a qualidade do ar, impactando diretamente a respirabilidade e a visibilidade.

Seca Extrema e Poluição em Manaus

Manaus foi a capital com pior desempenho em relação à qualidade do ar, resultado da seca histórica do ano passado e das queimadas. Em 16 de outubro de 2023, o Rio Negro atingiu uma seca histórica, chegando a 13,59 metros. As águas continuaram baixando até que, pela primeira vez em 121 anos, ficaram abaixo dos 13 metros. Com a seca histórica, no Centro e na Zona Oeste de Manaus, o Rio Negro se afastou da cidade, o que contribuiu para o aumento das emissões de material particulado e aerossol na atmosfera. Os parâmetros de qualidade do ar estiveram fora dos limites recomendados pela OMS, representando um sério risco para a saúde e o meio ambiente.

Impactos da Utilização de Diesel em São Paulo

Em São Paulo, maior região metropolitana do país, o destaque negativo fica por conta de Osasco, com o segundo pior ar do país. Guarulhos vem em quinto lugar, seguida de São Caetano. A capital paulista aparece numa posição intermediária, mas ainda assim, excede entre duas e três vezes as diretrizes da OMS. O principal vilão da região é o diesel, sendo a queima de combustível o grande inimigo silencioso da qualidade do ar. A cidade é fortemente afetada pela presença de poluentes atmosféricos que são prejudiciais à saúde, especialmente ao sistema respiratório. Além disso, a poluição do ar está diretamente relacionada a um aumento nas taxas de doenças respiratórias e óbitos por câncer de pulmão.

Legislação Ambiental e Controle da Qualidade do Ar em Pauta

Nessa semana, o Senado aprovou a ‘Política Nacional de Qualidade do Ar’. A proposta, que aguarda a sanção presidencial, traz diretrizes para cuidado e precaução em relação à emissão de poluentes na atmosfera do planeta. A poluição do ar é uma questão urgente que requer a atenção e ação imediata por parte da prefeitura e governo em níveis municipal, estadual e nacional para garantir a respirabilidade e a visibilidade, bem como a saúde e bem-estar da população. Com a chegada de El Niño e as crescentes emissões de poluentes atmosféricos, é crucial que sejam implementadas medidas eficazes para combater a poluição do ar e suas consequências devastadoras. A pneumologia e outros campos da medicina enfrentam desafios constantes devido aos impactos da poluição do ar na saúde humana, chamando atenção para a necessidade urgente de se priorizar a qualidade do ar e a redução das emissões de poluentes.

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários