fbpx
Connect with us

Mundo

Ator e influenciadora são presos por fraude em doações ao RS.

Publicado

em

fraude, golpes, atentados ;
© Divulgação - Todos os direitos: © Notícias ao Minuto

ouça este conteúdo

Operação Deic/RS e Polícia Civil do Ceará combateram fraude e fraudeadas em RMS, após documentos destruídos nos enchentes, culminando em calamidade.

Neste dia 13 de maio, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul capturou um casal suspeito de cometer fraude ao alterar diversas chaves Pix para desviar contribuições destinadas ao Estado, que recentemente sofreu com intensas chuvas e inundações. O casal, formado por um ator e uma influenciadora digital, ambos com 50 anos de idade e cujas identidades não foram reveladas, foi apreendido em Fortaleza (CE), onde vivem.

Além disso, as autoridades alertam para a importância de estar atento a possíveis golpes e atentados cibernéticos, visando proteger-se contra a ação de criminosos que buscam se beneficiar de situações adversas, como desastres naturais. A prevenção e a denúncia de qualquer indício de fraude são essenciais para garantir a segurança e a integridade das doações e transações financeiras.

Fraude: Casal fraudava chaves Pix em campanhas de doação

De acordo com apurações do Terra, a fraude envolvia a utilização de documentos falsos para abrir contas bancárias. O casal, então, criava chaves Pix semelhantes às empregadas em iniciativas de doação para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, modificando um dígito da chave legítima para desviar os montantes das contribuições.

Entre os alvos da fraude estavam campanhas promovidas por influenciadoras digitais para angariar fundos destinados ao cuidado de animais resgatados das enchentes. No total, foram identificadas 235 chaves Pix fraudadas. As detenções fazem parte da Operação Dilúvio Moral, que tem como objetivo combater fraudes, golpes e atentados aos serviços de utilidade pública durante o período de calamidade enfrentado pelo Rio Grande do Sul.

Além dos mandados de prisão preventiva, os acusados também serão responsabilizados pelo delito de falsificação de documentos. A ação foi conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) do RS, com o auxílio da Polícia Civil do Ceará.

Fraude: Casal aplicava golpes em campanhas de doação

Segundo investigações do Terra, a fraude consistia na utilização de documentos falsos para abrir contas bancárias. Posteriormente, o casal elaborava chaves Pix semelhantes às empregadas em campanhas de doação para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, alterando um dígito da chave verdadeira para desviar os valores das contribuições.

Dentre os alvos da fraude estavam campanhas organizadas por influenciadoras digitais para arrecadar recursos destinados ao cuidado de animais resgatados das enchentes. No total, foram encontradas 235 chaves Pix fraudadas. As prisões fazem parte da Operação Dilúvio Moral, que tem como propósito combater fraudes, golpes e atentados aos serviços de utilidade pública durante o período de calamidade enfrentado pelo Rio Grande do Sul.

Além dos mandados de prisão preventiva, os acusados também serão acusados pelo crime de falsificação de documentos. A operação foi realizada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) do RS, com o apoio da Polícia Civil do Ceará.

Fonte: © Notícias ao Minuto

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários