fbpx
Connect with us

Mundo

Aumento de 96% nas Internações por Dengue e Doença Respiratória em Hospitais de SP – Estadão

Publicado

em

síndrome respiratória aguda, doença respiratória aguda, doença respiratória grave;
Crianças de até 2 anos são principais afetadas pelo vírus sincicial respiratório, um dos principais culpados pela síndrome respiratória aguda grave (SRAG) Foto: ALEX SILVA/ESTADAO - Todos os direitos: @ Estadão

Pesquisa consultou 89 hospitais privados, 67% localizados em SP e Grande SP, 33% no interior, relacionados a doença respiratória, síndrome respiratória aguda, vírus sincicial respiratório e internações, condições respiratórias.

De acordo com dados coletados pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp), 98% das unidades de saúde do estado tiveram crescimento no número de internações de pessoas com doença respiratória e outras complicações nos últimos 15 dias.

Em meio a esse cenário preocupante, é fundamental reforçar as medidas de prevenção para evitar a propagação da doença respiratória aguda e garantir o cuidado adequado aos pacientes com doenças respiratórias graves. A conscientização da população e a colaboração de todos são essenciais para enfrentarmos essa situação desafiadora.

Impacto da Doença Respiratória em Hospitais Privados

A pesquisa, realizada entre os dias 3 e 13 de maio, envolveu 89 hospitais privados, com 67% deles localizados na capital e Grande São Paulo e 33% no interior do Estado. O estudo revelou que a maioria das internações em leitos clínicos está relacionada a crianças diagnosticadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma condição frequentemente ligada a complicações nos quadros de influenza (gripe) e infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR). As internações devido à síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentaram de 21% para 30% em 60% das instituições para crianças, enquanto em adultos houve um aumento de 5% em 50% dos hospitais.

Impacto das Doenças Respiratórias Agudas nas Internações

No caso da dengue, 42% das instituições participantes do estudo observaram um aumento nas internações de 21% a 30%. Crianças com até 2 anos são as mais afetadas pelo vírus sincicial respiratório, um dos principais responsáveis pela síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Em termos de atendimentos gerais, 84% das pessoas atendidas com dengue têm entre 30 e 50 anos. Quando se trata de SRAG, essa faixa etária também é a mais afetada, representando 69% dos atendimentos.

Desafios nas Internações Hospitalares por Doenças Respiratórias

As internações em UTI devido à dengue aumentaram em 26% dos hospitais, com um aumento de 21% a 30%. Cerca de 70% dos hospitais indicaram um aumento de 5% na ocupação de leitos devido a essa arbovirose. Em relação à SRAG, aproximadamente 5% dos hospitais registraram um aumento de 90% nas ocupações de leitos de UTI pediátrica e adulta.

Impacto das Condições Respiratórias nas Estações do Ano

Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, destacou que o aumento de doenças respiratórias graves é comum nesta estação do ano, devido ao clima mais frio e seco do outono. Isso pode irritar as vias aéreas e favorecer situações de aglomeração, aumentando a suscetibilidade a doenças gripais, que por sua vez podem levar a complicações respiratórias. A vacinação contra a gripe e medidas preventivas, como evitar ambientes lotados e fechados, são recomendadas para prevenir essas complicações.

Impacto do Vírus Sincicial Respiratório em Crianças

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que o vírus sincicial respiratório (VSR) causou mais mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças menores de 2 anos do que a covid-19. Esse vírus é o principal causador de infecções respiratórias agudas nessa faixa etária, responsável pela maioria dos casos de bronquiolite (75%) e quase metade das pneumonias (40%), segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Fonte: @ Estadão

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários