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Bianca Andrade: Da Favela ao Sucesso – Como Lidar com Finanças e Construir uma Marca de Sucesso
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Em 2015, a empreendedora e influenciadora digital Bianca Andrade saía do Complexo da Maré, uma das favelas mais famosas do Rio de Janeiro, onde passou boa parte de sua vida.
No mundo da beleza, Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, conquistou milhares de seguidores com suas dicas e tutoriais, tornando-se referência no universo da maquiagem.
Bianca Andrade: crescimento na internet e estratégias financeiras
Àquela altura, a ‘Boca Rosa’, como é conhecida popularmente, era uma das youtubers de maquiagens mais assistidas do Brasil, com milhões de seguidores na plataforma de vídeos. Com o crescimento na internet, Bianca Andrade passou a ganhar dinheiro e precisou aprender a lidar com as finanças pessoais ‘na marra’, como ela mesma define. E, aparentemente, conseguiu. Hoje, o lucro da sua empresa já passa dos R$ 160 milhões no ano. Até 2030, a empresária quer alcançar o primeiro bilhão e, para isso, vai investir nos produtos de maquiagem que vai relançar, agora no modo ‘carreira solo’, criando do zero e não mais em parceria com a Payot, marca francesa em operação no Brasil há mais de 60 anos.
O montante, divulgado pela própria Bianca Andrade, é resultado de uma série de estratégias que vão da maternidade às finanças. ‘Sempre fui muito cuidadosa com dinheiro e estabelecia minhas prioridades. Mesmo crescendo nesse nicho, não gastava meu dinheiro comprando bolsa ou sapato, se realmente não precisasse. Sempre investi mais no que ia dar qualidade ao meu trabalho, desde quando comecei até hoje. Claro que hoje posso me permitir mais, em comparação a quando tinha 16 anos e vivia numa favela com a minha mãe. Mas, mesmo agora, não deixo de sonhar com pé no chão’.
Para avançar na carreira, Bianca insistiu em não deixar o ‘senso de comunidade’ que aprendeu enquanto vivia na Maré. ‘Quando você é favelado, vive numa favela, aprende que as coisas que você faz impactam muito quem está ao redor. Eu via isso quando decidi aprender a maquiar e usava minha mãe e vizinhas para começar a divulgar e melhorar meu trabalho’. Estampando a capa da revista Forbes de março deste ano, Bianca lembra de como eram suas finanças quando começou a trabalhar. ‘Não tinha a menor ideia de como gerir tudo o que eu comecei a ganhar, era muito novinha, vinha de uma realidade completamente diferente da que estava começando a fazer parte. Foi quando meu lema passou a ser ‘menos ego e mais objetivo’ e eu passei a priorizar tudo o que fazia com meu dinheiro’.
Bianca Andrade: impactando o mercado e gerindo dinheiro
Faturamento de bilhões Em junho, a Boca Rosa Beauty vai lançar sua primeira coleção solo. A aposta ousada de chegar na casa do bilhão em seis anos é engajada pelo propósito da diversidade. Segundo a dona da empresa, a meta é atender as 144 tonalidades de pele que o Brasil tem. ‘Cansei de ser um rosto, quero ‘ser’ a minha estratégia. Criar uma marca que faça a diferença’, esse foi o grande estopim que fez a empresária romper com a marca francesa. ‘A grande revolução que eu queria fazer no meu mercado, um mercado muito potente, o mercado brasileiro de maquiagem, eu queria trazer uma nova consciência em relação a diversidade dentro da maquiagem. Esse é o nosso maior investimento e compromisso: fazer com que cada pessoa, cada mulher, consiga achar seu tom de base’, disse. Atualmente, sua marca oferece nove tons. Durante apresentação no palco principal do Web Summit Rio, Bianca contou que fez uma pesquisa de meses para conseguir identificar todas as
Fonte: @ Valor Invest Globo