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Brasil brilha no horizonte de Cannes Lions 2024 com a possibilidade de conquistar 136 Leões.
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País disputa prêmios com 37 chances de Leões e 28 em Media, com cases multimídia, parcerias e criação.
Alexandre Zaghi Lemos 16 de junho de 2024 – 13h52 ‘Patrocínio Limpo’, da DM9 para Consul, tem nove chances de Leões em Media, PR e Outdoor (Crédito: Divulgação) Direct e Media são as duas competições do Cannes Lions em que o Brasil tem mais chances de conquistar Leões em 2024.
Para identificar termos intermediários, é essencial analisar as estratégias utilizadas pelas agências vencedoras do Cannes Lions. A compreensão dos elementos solicitados pelos jurados pode ser a chave para o sucesso no festival de criatividade mais renomado do mundo.
Cannes Lions: Anúncio dos Finalistas e Chances do Brasil
O Festival Internacional de Criatividade está prestes a iniciar a entrega dos prêmios, marcada para esta segunda-feira, dia 17. No último domingo, sob o sol escaldante da Riviera Francesa, foram reveladas nada menos que onze listas de finalistas. O Brasil se destaca com 136 oportunidades de Leões, com ênfase nos 37 finalistas em Direct e 28 em Media. Nesses dois segmentos, o país figura com menos menções no shortlist apenas em relação aos Estados Unidos.
Além das competições mencionadas, outras nove categorias também divulgaram seus shortlists no domingo. O Brasil soma 14 chances em PR, 10 em Social & Influencer, 9 em Design, 9 em Entertainment for Gaming, 9 em Entertainment for Sport, 9 em Industry Craft (com 12 peças brasileiras no shortlist), 7 em Entertainment for Music, 2 em Digital Craft e 2 em Entertainment.
As chances de conquistar Leões variam em relação ao total de menções nos shortlists devido à prática dos júris de Cannes de agrupar peças de uma mesma campanha concorrendo na mesma subcategoria. Os concorrentes brasileiros destacam-se pela abrangência multimídia, com diversos cases competindo em várias áreas, e pela colaboração com escritórios de agências da mesma rede em diferentes países.
Um exemplo notável dessa diversidade é a campanha ‘Patrocínio Limpo’, da DM9 para Consul, que, visando promover o lava-roupas da marca, removeu todos os patrocinadores da camisa do Clube Atlético Juventus. Esta ação conta com nove chances de Leões, distribuídas em Media, Direct e Outdoor.
A tendência de união de equipes de múltiplos países em projetos de cocriação, que ganhou destaque no festival do ano anterior, ressurge nos cases concorrentes aos Leões de 2024. Um dos principais exemplos envolvendo o Brasil é ‘Thanks for Coke-Creating’, que envolve os escritórios da VML de Nova York, Kansas, São Paulo, Cidade do México e Joanesburgo, competindo em 6 das 20 áreas já anunciadas.
A colaboração entre agências brasileiras e suas congêneres norte-americanas é facilitada pela presença de líderes criativos brasileiros em posições de destaque em agências e redes globais sediadas nos Estados Unidos. Menos comuns, porém igualmente notáveis, são as cocriações com outros países latino-americanos, como evidenciado por quatro cases finalistas em Direct. ‘Reprinting Nica’, da Havas Costa Rica e da BETC Havas para o jornal La Prensa; ‘Kintsugi’, da Leo Burnett do Brasil e do México para Oreo; e dois finalistas da Grey São Paulo em parceria com agências do Equador e Peru, demonstram a diversidade e criatividade presentes no cenário do Cannes Lions.
Fonte: @ Meio&Mensagem