fbpx
Connect with us

Mundo

Claudia Sheinbaum: a mestra da politização da cena política mexicana, favorita nas eleições.

Publicado

em

governo, política, política, política, pública ;
Claudia Sheinbaum em 29 de maio de 2024 — Foto: Ulises Ruiz / AFP Andrés Manuel López Obrador com Claudia Sheinbaum, em setembro de 2023 — Foto: Henry Romero/Reuters - Todos os direitos: © G1 - Globo Mundo

ouça este conteúdo

Claudia Sheinbaum, líder nas pesquisas, aliada do presidente AMLO, defende governança eficiente, planejamento ambiental e financiamento público para lidar com a mudança climática.

Com o cenário político cada vez mais acirrado, a tendência é que a candidata Claudia Sheinbaum, apoiada pelo presidente atual, se consolide como a primeira mulher presidente do México. A sua campanha tem buscado politizar as questões sociais e econômicas do país, conquistando a preferência do eleitorado.

Essa possível vitória de Claudia Sheinbaum representa uma mudança significativa na política mexicana, trazendo novas perspectivas para a política pública e para o governo como um todo. A sua liderança promete transformar a maneira como as decisões são tomadas e implementadas, impactando diretamente a vida dos cidadãos mexicanos.

Politizar a Política e a Governança Pública

A votação crucial está marcada para este domingo (2), onde não só o presidente será eleito, mas também 128 senadores e 500 deputados. Em 29 de maio, o Polls.mx, um renomado agregador de pesquisas, revelou as intenções de voto da seguinte forma: Claudia Sheinbaum liderava com 55%, seguida por Xóchitl Gálvez com 31% e Jorge Álvarez Máynez com 13%.

Antes de mergulhar na política, a candidata favorita trilhou uma carreira acadêmica impressionante: graduou-se em física pela prestigiosa Unam, seguida por um mestrado em engenharia ambiental. Além disso, realizou um pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkley e contribuiu para o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU (IPCC), laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Em novembro de 2023, anunciou seu casamento com Jesús Tarriba, seu antigo amor de faculdade, reencontrado por meio do Facebook em 2016. Durante seus anos como estudante, Sheinbaum era ativa politicamente e liderou uma greve contra o aumento das mensalidades em 1987, seguindo os passos de seus pais, que participaram das manifestações de 1968 no México.

Na esfera política, Sheinbaum iniciou como secretária de Meio-Ambiente da Cidade do México sob a gestão de Andrés Manuel López Obrador, posteriormente eleito presidente pelo partido Morena, que ele mesmo fundou. Após liderar um distrito da capital, ascendeu ao cargo de prefeita.

Durante sua gestão, enfrentou desafios como a pandemia de Covid-19 e o desabamento de uma linha do metrô. Após o acidente, negociou um acordo com a empresa construtora, propriedade de Carlos Slim, garantindo indenizações às vítimas sem recorrer à Justiça.

O apoio de López Obrador tem sido fundamental para a candidatura de Sheinbaum, conforme aponta Jimena Ortiz, da consultoria Inteligencia Más. A alta intenção de votos reflete o respaldo do presidente, transformando as eleições em um referendo de seu governo. No entanto, as propostas da candidata são percebidas como extensões dos ideais do atual presidente, incluindo a reforma do sistema judiciário através de votação direta para diversos cargos-chave.

Fonte: © G1 – Globo Mundo

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários