fbpx
Connect with us

Mundo

Cuidados essenciais para lidar com a tosse produtiva e seca e prevenir complicações: saiba quando se preocupar!

Publicado

em

sintoma, quadro, afecção;
Foto: Cecilie_Arcurs / Getty Images - Todos os direitos: @ Minha Vida

Presença de secreções e tempo de duração podem indicar doenças como pneumonia, faringite e Rinite alérgica, além de doenças virais e bacterianas, com sintomas como tosse seca.

A tosse é um reflexo natural do sistema respiratório para expelir agentes infecciosos que possam estar irritando as vias aéreas — seja nariz, garganta ou pulmões. Em alguns casos, a tosse pode ser persistente e acompanhada de outros sintomas, indicando a necessidade de avaliação médica para identificar a causa subjacente.

Além disso, a tosse pode ser um sintoma de diversas afecções respiratórias, como bronquite, asma ou até mesmo uma simples irritação na garganta. É fundamental observar a frequência e intensidade da tosse para determinar se é apenas um incômodo passageiro ou se requer cuidados especiais.

Tosse seca: o que pode ser?

A tosse seca é um tipo de tosse que causa desconforto significativo entre as pessoas. Este sintoma não está associado a barulhos de secreção, seja na garganta ou nos pulmões. No entanto, é comum em indivíduos com alterações no sistema respiratório, como Rinite alérgica, Faringite aguda irritativa, quadros virais, bacterianos ou fúngicos, Amigdalite viral ou bacteriana, Laringite irritativa, viral ou bacteriana, entre outros. A tosse seca também pode ser um sintoma de doenças cardiovasculares, reumatológicas ou gastroenterológicas, bem como de tumores benignos e malignos, além de ser um efeito colateral de certos medicamentos.

É importante ressaltar que a tosse seca também pode ser um sintoma de outras condições, não apenas respiratórias. Doenças virais e bacterianas, como resfriados ou gripes, podem manifestar tosse seca no final ou após o tratamento. O médico otorrinolaringologista Jamal Azzam destaca que a tosse seca acompanhada de febre persistente, mal-estar e dores no corpo requer atenção médica. O uso indiscriminado de medicamentos e pastilhas para tratar a tosse pode agravar a situação, portanto, é fundamental buscar orientação profissional.

Tosse produtiva: entenda as suas causas

Na tosse produtiva, ocorre a expulsão de muco, também conhecido como catarro, que pode apresentar diferentes cores e consistências. Esse muco é produzido por glândulas presentes abaixo da mucosa que reveste as vias aéreas. Composta principalmente por água, glicoproteínas, sais e restos celulares, a função do muco é proteger as vias aéreas contra vírus, bactérias e outros micro-organismos.

A cor, consistência e odor do muco podem indicar possíveis problemas de saúde, uma vez que alterações nesses aspectos podem sugerir infecções virais ou bacterianas. Assim como na tosse seca, a tosse produtiva pode persistir após o tratamento de algumas doenças, pois o organismo ainda está eliminando os agentes infecciosos. Sintomas como falta de ar e fadiga constante ao realizar atividades leves devem ser motivo de consulta médica para investigação adequada.

Fonte: @ Minha Vida

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários