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Educação em Falta: Quase 60% das Crianças Mais Pobres Nunca Aproveitaram essa Oportunidade.

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Os dados da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal revealam progresso nas metas do Plano Nacional de Educação desde a sua vigência. Realizaram-se garantias de acesso à pré-escola e vaga na educação infantil, garantindo segurança alimentar.

(FOLHAPRESS) – No Brasil, entre as crianças de 0 a 6 anos mais carentes, ou seja, que vivem em famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo, 59,8% nunca tiveram acesso à educação infantil. Os dados foram divulgados em um estudo da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal para avaliar o avanço das metas do Plano Nacional de Educação, que completou dez anos de existência nesta terça-feira (25).

É fundamental garantir que todas as crianças tenham acesso à educação desde cedo, pois isso é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Investir na formação de qualidade desde a primeira infância é o caminho para promover um futuro melhor para todos os brasileiros. A educação é a base para o desenvolvimento do indivíduo e para a construção de uma sociedade mais próspera e inclusiva.

Educação Infantil e o Plano Nacional de Educação

A importância da Educação é inegável, especialmente quando se trata da formação das crianças nos primeiros anos de vida. O conhecimento adquirido nessa fase é fundamental para o desenvolvimento futuro dos indivíduos. No entanto, as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação ainda estão longe de serem alcançadas.

De acordo com a legislação vigente, o Brasil deveria garantir vaga em creche para metade das crianças de até 3 anos até o final de 2024. Além disso, a universalização da pré-escola para todas as crianças de 4 e 5 anos era esperada até o fim de 2016. Infelizmente, nenhuma dessas metas foi cumprida até o momento.

Em 2014, apenas 29,6% das crianças de 0 a 3 anos estavam matriculadas em creches. Embora esse número tenha aumentado para 40,1% no ano passado, ainda há um longo caminho a percorrer. No que diz respeito à pré-escola, a proporção de matrículas passou de 89,1% para 93,9% no mesmo período.

A garantia de acesso à educação infantil é essencial para o desenvolvimento integral das crianças, principalmente as mais vulneráveis. No entanto, os avanços nesse sentido têm sido insuficientes, especialmente para as camadas mais pobres da população.

Mariana Luz, CEO de uma fundação, destaca que a educação infantil é crucial para a segurança alimentar e o acesso a serviços de saúde. Além disso, proporciona estímulos essenciais para o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida.

Estudos nacionais e internacionais comprovam que a Educação infantil é um fator determinante para o sucesso educacional futuro e a inserção profissional. Crianças que frequentam a educação infantil têm mais chances de se desenvolver plenamente e alcançar melhores resultados acadêmicos ao longo de sua vida.

Andressa Pellanda, coordenadora de uma campanha pelo direito à educação, aponta que o lento avanço na garantia de vagas na educação infantil se deve, em parte, ao alto custo dessa etapa e ao subfinanciamento dos municípios responsáveis por ofertá-la. A falta de investimento adequado tem sido um obstáculo para a universalização da pré-escola.

É crucial que o país priorize a Educação infantil e garanta o acesso de todas as crianças a essa etapa fundamental de sua formação. Somente assim será possível alcançar as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação e promover um futuro mais igualitário e próspero para todos.

Fonte: © Notícias ao Minuto

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