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Ensino Médio em Transformação: Comissão do Senado redefine carga horária, horário e currículo.
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Proposta de substituição apresentada pela senadora Professora Dorinha Seabra, com base em projeto do Poder Executivo (5.230/2023), inclui tecnologias, formação básica, diretrizes curriculares e aprendizado profundo.
O novo Ensino Médio no Brasil, que visa alterações significativas na carga horária e no currículo de milhares de estudantes em todo o país, teve sua aprovação na Comissão de Educação do Senado em uma reunião extraordinária ocorrida na quarta-feira, 19.
Essa reforma no ensino-médio é fundamental para a melhoria da educação no Brasil, proporcionando uma formação mais completa e alinhada com as demandas atuais do mercado de trabalho. A inclusão do ensino-profissional no currículo é um passo importante para preparar os jovens para os desafios do futuro.
Proposta de Reforma do Ensino Médio
A proposta de reforma do Ensino Médio, apresentada pela senadora Professora Dorinha Seabra, visa modificar o currículo educacional vigente. Após diálogo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a relatora retomou a discussão sobre a carga horária da formação básica, ponto central e controverso do projeto.
Principais Pontos da Proposta
No que diz respeito à carga horária do novo Ensino Médio, o substitutivo aprovado na Comissão de Educação do Senado propõe alterações significativas. A carga horária mínima destinada à formação geral básica (FGB) passará de 1.800 para 2.400 horas, alinhando-se com as diretrizes curriculares propostas. O aumento anual da carga horária do Ensino Médio, de 800 para 1.000 horas, será distribuído em 200 dias letivos, podendo chegar a 1.400 horas progressivamente.
Nos cursos técnicos e profissionais, a formação geral básica poderá ter carga horária mínima de 2.200 horas até 2028, aumentando para 2.400 horas a partir de 2029. Para os cursos com ênfase em formação técnica e profissional, a carga horária também terá acréscimos significativos ao longo dos anos.
Itinerários Formativos no Ensino Médio
Os itinerários formativos, que representam uma inovação no Ensino Médio desde a reforma de 2017, terão uma carga mínima de 800 horas ao longo dos três anos do Ensino Médio. Esses itinerários serão compostos por disciplinas de aprofundamento nas áreas do conhecimento da BNCC, assim como de formação técnica e profissional.
Para garantir a oferta de formação integral, as escolas de Ensino Médio deverão disponibilizar itinerários formativos com ênfases distintas, seguindo as diretrizes curriculares nacionais. O Ministério da Educação será responsável por elaborar diretrizes específicas para cada área do conhecimento, orientando os estudantes em seus percursos de aprendizagem.
Em resumo, a proposta de reforma do Ensino Médio busca promover um ensino mais alinhado com as demandas atuais, oferecendo aos estudantes uma formação mais abrangente e alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.
Fonte: © Notícias ao Minuto