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Escolas públicas brasileiras se destacam como finalistas em prêmio internacional ‘melhores do mundo’: Desenvolvimento escolar em foco, com ênfase em territórios, professores, jovens e preservação.
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Unidades de São Paulo, Pará, Manaus e Rio Grande do Sul desenvolvem projetos sociais, tecnológicos e ambientais, unindo territórios e jovens em promovendo a preservação.
Quatro instituições de ensino públicas brasileiras estão entre as finalistas do Prêmio ‘Melhores Escolas do Mundo’ 2024 (World’s Best School Prizes), que reconhece projetos e iniciativas que transformam a educação e fazem a diferença na comunidade. Nestas quatro das cinco categorias, as escolas de Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) se destacam por ações que vão desde o incentivo à leitura até a promoção da inclusão social por meio de atividades esportivas.
Em um cenário de constante evolução do ensino, é fundamental valorizar as escolas que se destacam por sua inovação e compromisso com a educação de qualidade. A participação ativa dos alunos e o apoio da comunidade são elementos essenciais para o sucesso dessas iniciativas, que contribuem significativamente para a formação de cidadãos críticos e engajados com a sociedade. Além disso, a parceria entre escolas e empresas locais fortalece a conexão entre teoria e prática, preparando os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo. territórios
Escolas Inovadoras e Projetos de Destaque
Conheça as diversas escolas e seus projetos inspiradores que estão promovendo a educação em diferentes territórios. O prêmio total de US$ 50 mil está destinado a reconhecer o trabalho árduo das escolas vencedoras, que estão desenvolvendo iniciativas notáveis para o benefício de jovens estudantes.
Escola Estadual Deputado Pedro Costa (SP) – Colaboração Comunitária
Uma escola visionária que se destaca por sua abordagem inovadora em projetos de xadrez, atletismo e ginástica artística. Com mais de 300 alunos envolvidos, a instituição não apenas promove o desenvolvimento cognitivo, mas também fortalece os laços sociais, integrando atividades esportivas aos processos de aprendizagem. A comunidade local é essencial para o sucesso dessas iniciativas, lideradas pelos professores Leonardo Alcântara e Luiz Fernando Junqueira.
EEEM Professora Maria Das Graças Escócio Cerqueira (PA) – Ação Ambiental
Dedicada ao Ensino Médio, esta escola se destaca por seu compromisso com a preservação ambiental através do projeto ‘Semente de Ipê Amarelo’. O objetivo é educar os alunos para se tornarem verdadeiros guardiões ambientais, incentivando a coleta de sementes, o plantio de mudas nativas da Amazônia e a conscientização sobre a importância da preservação da natureza. Uma abordagem holística que envolve não apenas os estudantes, mas também a comunidade em geral.
Colégio Militar de Manaus (AM) – Inovação Educacional
Com uma população estudantil de mais de 1.400 alunos do Ensino Fundamental, este colégio se destaca por sua iniciativa inovadora de educação à distância. O objetivo é garantir o acesso à educação para estudantes em regiões remotas, ao mesmo tempo em que desenvolve um sistema para monitorar a qualidade do ar local. Uma abordagem que combina tecnologia e educação para promover o aprendizado em todos os territórios.
Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria – Superando a Adversidade
Por meio da música, este núcleo de ensino trabalha com jovens em processo de ressocialização, através do projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo). Integrando música, ritmo e poesia ao currículo, o projeto promove valores como direitos humanos, diversidade e comunicação não-violenta, reduzindo a reincidência infracional. Uma abordagem inovadora que demonstra o poder da educação na transformação de vidas e na promoção da inclusão social.
Fonte: © CNN Brasil