fbpx
Connect with us

Mundo

Inflação impulsiona comércio: crescimento de 0,9% em abril.

Publicado

em

comércio, varejista, comércio varejo, mercado, loja, vendedor;
Comércio varejista - JC Concursos Divulgação - Todos os direitos: @ JC Concursos

ouça este conteúdo

Pesquisa Mensal de Comércio divulgou dados sobre varejo: comércio, varejista, hiper e supermercados, produtos alimentícios e bebidas, equipamentos para escritório e mais.

O setor de comércio varejista em abril de 2024 apresentou um aumento de 0,9% nas vendas em relação a março, de acordo com informações sazonalmente ajustadas.

No mercado atual, é fundamental que os vendedores e lojas estejam atentos às tendências do comércio varejo para se manterem competitivos e atenderem às demandas dos consumidores de forma eficaz.

Setor de Comércio Varejista Apresenta Quarto Aumento Consecutivo

Este é o quarto aumento consecutivo para o setor de comércio, que acumula uma alta de 4,9% no ano e de 2,7% nos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados hoje (13) pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Das oito atividades analisadas, cinco apresentaram crescimento em abril. Destacaram-se os setores de hiper e supermercados, produtos alimentícios e bebidas, com um aumento de 1,5%, e o setor de equipamentos para escritório, informática e comunicação, que cresceu 14,2%.

Para o setor de equipamentos para escritório, informática e comunicação, a alta significativa reflete uma recuperação após uma queda de 10,1% no mês anterior devido ao aumento do dólar. Em abril, grandes marcas ofereceram descontos, o que, juntamente com a estabilidade do dólar, ajudou na recuperação do comércio varejo.

O aumento de 1,5% nas vendas do setor de hiper e supermercados, produtos alimentícios e bebidas, que representa 55,2% do índice geral, sucedeu duas quedas consecutivas. A estabilidade observada nos meses anteriores, com variações próximas de zero, explica o crescimento em abril.

O setor de móveis e eletrodomésticos cresceu 2,4% após uma queda de 1,9% em março. Em abril, enquanto os eletrodomésticos permaneceram estáveis, os móveis apresentaram crescimento, puxando o comércio varejista para o campo positivo.

Segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa, a recuperação desse segmento está relacionada a um período difícil no ano passado, especialmente no segundo semestre, quando houve fechamento de lojas. No início deste ano, estamos vendo uma recuperação, com a abertura de novas unidades.

No segmento de combustíveis e lubrificantes, houve um aumento de 2,2% em abril, a primeira alta do ano. Este setor apresentou um comportamento semelhante ao de hiper e supermercados, com resultados próximos de zero em janeiro e duas quedas subsequentes. A baixa base de comparação possibilitou o crescimento de março para abril.

Outra atividade que teve aumento nas vendas foi a de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com alta de 0,6%, marcando a terceira subida consecutiva e acumulando um ganho de 13,8% no ano.

Por outro lado, os setores de livros, jornais, revistas e papelaria e tecidos, vestuário e calçados apresentaram quedas em abril. Já o segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico manteve-se estável. Este segmento inclui lojas de departamento, óticas e joalherias.

Fonte: @ JC Concursos

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários