fbpx
Connect with us

Tecnologia

Instrumentos Revelando o Universo: Imagem da Terra Revela Lua Vulcânica de Júpiter

Publicado

em

Não aplicável;
Esta foi a primeira vez que um observatório baseado na Terra obteve imagens tão detalhadas da lua vulcânica Io, de Júpiter - Todos os direitos: @Olhar Digital

ouça este conteúdo

Observatório da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Universidade do Arizona obtiveram imagens extremamente detalhadas da lua Io vulcânica de Júpiter com telescópios sofisticados e óptica adaptativa.

Com uma resolução incrível, óptica adaptativa e instrumentos sofisticados, os chamados telescópios extremamente grandes (ELTs), baseados na Terra, estão cada vez mais capazes de explorar o Universo, em particular a nossa vizinhança: o Sistema Solar. Situado no Monte Graham, no estado norte-americano do Arizona, o Telescópio Binocular de Grande Dimensão (LBT) é um dos instrumentos promissores utilizados para essa pesquisa.

Apesar de sua eficácia em observações astronômicas, a tecnologia atualmente disponível pode não ser aplicável em todas as situações. No entanto, a constante evolução dos instrumentos utilizados nos ELTs promete superar essas limitações no futuro próximo.

Descobertas com Instrumentos de Terra

Com dois espelhos primários medindo 8,4 metros, o Telescópio Binocular de Grande Dimensão (LBT) possui uma área de coleta um pouco maior do que a de um telescópio de 30 metros. Responsável pela obtenção de imagens de alta resolução da lua de Júpiter, Io, o LBT é um dos Instrumentos mais sofisticados disponíveis atualmente. Uma equipe internacional liderada pela Universidade do Arizona, que gerencia o LBT, recentemente adquiriu imagens da lua Io, representando as fotos de maior resolução já capturadas por um telescópio terrestre. Essas descobertas revelaram características da superfície com apenas 80 km de diâmetro, uma resolução espacial que antes era considerada Não aplicável para Instrumentos desse tipo.

Explorando a Lua de Júpiter com Instrumentos Avançados

A lua de Júpiter, Io, foi fotografada em 10 de janeiro de 2024, utilizando o Instrumento SHARK-VIS. Esta é a imagem de maior resolução já obtida por um telescópio baseado na Terra. Combinando três faixas espectrais – infravermelho, vermelho e amarelo – as imagens destacaram detalhes impressionantes da lua vulcânica. Créditos para INAF/Large Binocular Telescope Observatory/Universidade Estadual da Geórgia; Observações da banda IRV por SHARK-VIS/F. Pedichini; processamento por D. Hope, S. Jefferies, G. Li Causi. A equipe, liderada por Al Conrad da Universidade do Arizona, do Observatório Stewart e do LBTO, incluiu pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do JPL da NASA.

Colaboração Científica e Inovação em Instrumentos

O estudo das imagens LBT, aceito para publicação pela revista científica Geophysical Research Letters, foi possível graças ao novo Instrumento SHARK-VIS e ao sistema de óptica adaptativa do telescópio. O SHARK-VIS possui uma câmera de ‘imagem rápida’ com baixo ruído, capturando imagens em câmera lenta para congelar distorções ópticas causadas pela atmosfera. Gianluca Li Causi, gerente de processamento de dados do SHARK-VIS no Instituto Nacional Italiano de Astrofísica, explicou o funcionamento do Instrumento em um comunicado de imprensa da Universidade do Arizona.

Fonte: @Olhar Digital

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários