Mundo
Jovem capixaba cria jogos de tabuleiro de Matemática para ensinar de forma lúdica e divertida.
ouça este conteúdo
Tulio Koneçny desenvolveu 15 jogos com foco em fatoração, probabilidade e raciocínio lógico, desde ficção científica até faroeste e extraterrestres, todos com tabuleiro e estratégia.
Desvendar os mistérios da Matemática pode ser um desafio para muitos alunos. No entanto, um estudante capixaba está provando que é viável dominar esses conceitos tanto no ambiente escolar quanto no conforto do lar. A Matemática é uma disciplina que desperta curiosidade e, às vezes, até medo, mas com dedicação e prática, é possível superar essas barreiras e se destacar.
Além disso, a presença do Matemática em diversas matérias do currículo escolar evidencia a sua importância no desenvolvimento acadêmico. O jovem capixaba, com sua abordagem inovadora, está mostrando que é possível se destacar não apenas nas capasNovo de cadernos, mas também nos desafios propostos em sala de aula. A Matemática não precisa ser um bicho de sete cabeças, e sim uma oportunidade de crescimento e aprendizado contínuo.
Desenvolvimento de Jogos de Tabuleiro para Tornar a Matemática Mais Empolgante
Tulio Koneçny, um jovem de 23 anos, apaixonado por jogos de tabuleiro, tem se dedicado a criar jogos com temáticas variadas, como extraterrestres, poções mágicas e faroeste, com o objetivo de tornar a Matemática mais interessante e envolvente. Sua jornada criativa começou quando ele percebeu a oportunidade de unir sua paixão por jogos com a necessidade de tornar o aprendizado de Matemática mais dinâmico.
Formado em Matemática Aplicada pela renomada Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro e atualmente cursando mestrado na Escola de Matemática Aplicada da mesma instituição, Tulio traz consigo uma bagagem acadêmica sólida. No entanto, sua paixão pelo desenvolvimento de jogos surgiu ainda durante seus dias de ensino médio no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Em 2019, o Ifes inaugurou o LabMat.ca, um laboratório de Matemática inovador que buscava ampliar seu alcance para além dos limites da escola. Foi nesse contexto que Tulio e seus colegas perceberam a defasagem no conhecimento de divisão entre os alunos de escolas públicas. Diante desse desafio, Tulio propôs a criação de um jogo que pudesse auxiliar no ensino desse conceito fundamental.
Assim nasceu o Resto Ataque, um jogo cuidadosamente desenvolvido para proporcionar aos alunos uma forma divertida e eficaz de praticar a divisão euclidiana. Além disso, o jogo desafia os jogadores a exercitarem o raciocínio lógico, explorarem opções de caminho em grafos e lidarem com questões probabilísticas, tornando o aprendizado de Matemática uma experiência interativa e estimulante.
A dedicação de Tulio ao desenvolvimento de jogos não passou despercebida. Ele foi selecionado pelo projeto ‘Seleção de Talentos’ do Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (FGV CDMC), que reconhece jovens talentos com histórico de destaque em olimpíadas nacionais de Matemática. Essa oportunidade abriu portas para Tulio, que pôde aprofundar seus estudos no Rio de Janeiro e expandir sua coleção de jogos.
Ao longo de sua trajetória acadêmica, Tulio desenvolveu mais 14 jogos com temáticas diversas, explorando diferentes conceitos matemáticos e desafios lógicos. Seu trabalho culminou no lançamento do site Matemática é para Todos, onde disponibiliza gratuitamente todos os jogos desenvolvidos, com o objetivo de promover a aprendizagem de forma acessível e divertida para todos.
Ao adentrar o universo de jogos criados por Tulio, os usuários são convidados a embarcar em uma jornada criativa, onde cada desafio matemático se transforma em uma oportunidade de diversão e aprendizado. Desde a concepção do jogo até a fase de testes com grupos de jogadores, cada etapa do processo reflete o compromisso de Tulio em tornar a Matemática mais do que uma disciplina, mas sim uma experiência envolvente e estimulante para todos os jogadores.
Fonte: © G1 – Globo Mundo