fbpx
Connect with us

Mundo

Lúpus: Compreendendo sua Natureza Crônica e Sintomas

Publicado

em

lúpus, doença, autoimune, sistema, úmido, doença
© Shutterstock - Todos os direitos: © Notícias ao Minuto

FERNANDA LAGOEIRO, CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) – A bióloga cearense Ana Geórgia Simão, de 43 anos, compartilha como a demora em obter o diagnóstico de lúpus impactou sua juventude. ‘Desde pequena, fui uma criança frágil, sempre a última a ser escolhida nas brincadeiras. Minha estatura era menor que a das outras crianças, aos 15 anos eu ainda media 1,48 m de altura’, relata.

A doença autoimune conhecida como lúpus afetou profundamente a vida de Ana Geórgia, causando desafios físicos e emocionais. A falta de informação sobre a doença e seu impacto no sistema imunológico a deixou em um ambiente de incerteza e preocupação constante. Mesmo assim, Ana Geórgia encontrou força para enfrentar os dias mais úmidos com coragem e determinação.

Lúpus: Uma Jovem Enfrenta a Doença Autoimune

Aos 16 anos, os sintomas de lúpus se manifestaram e, após procurar um clínico, ela foi diagnosticada com febre reumática, permanecendo por dois anos com tratamento inadequado. Ela começou a perder cabelo, ficar muito magra, não conseguia andar, estava com perda de memória e não lembrava onde morava. Uma tia minha, me vendo naquela situação, me levou para um reumatologista, que chegou ao diagnóstico de lúpus’, diz.

Lúpus: Conscientização e Tratamento Precoce

Nesta sexta-feira (10), dia de seu aniversário, é comemorado o dia Mundial do Lúpus, data para trazer conscientização à doença, ajudar na disseminação de informação e em busca do tratamento precoce. O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune, crônica e inflamatória, que atinge em sua maioria mulheres jovens, de 15 a 45 anos, apontam dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Lúpus: Fatores Ambientais e Genéticos

Apesar de ter um caso a cada 1.700 mulheres no Brasil, cerca de 30% persistem sem adesão total ao tratamento, segundo um estudo realizado pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). São conhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas), e sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Lúpus: Associação com Hormônios Sexuais

Apesar de não ter uma causa específica reconhecida pela medicina, o LES pode ocorrer por uma predisposição genética ou por fatores ambientais (como exposição à luz ultravioleta, cigarro, álcool, estresse e questões psicológicas). No caso das mulheres, existe uma associação com hormônios sexuais, por isso o seu acometimento é maior em mulheres em idade menstrual, explica Simone Appenzeller, reumatologista e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Lúpus: Desafios e Superando a Doença

A doença é caracterizada por uma mancha conhecida por ‘asa de borboleta’, pela semelhança física com as asas de uma borboleta abertas. Por conta disso, muitas portadoras da doença se autodenominam como ‘borboletas’. Não à toa, a bióloga carrega consigo este símbolo. Ela já teve que retirar o baço, fazer cirurgia contra catarata, remover uma trompa e já perdeu três gestações, mesmo com o sonho de ser mãe.

Lúpus: Tratamento e Cuidados

Atualmente, Simão está em remissão da doença (fase em que não há sintomas) há quase oito anos, e não toma mais nenhuma medicação para lúpus. ‘Me cuido de uma maneira absurda. Eu acho que serei uma idosa que faz calistenia, flexões’, brinca a influenciadora, que faz treinos de atividade física seis vezes por semana. Além de medicamentos específicos, o CNS (Conselho Nacional de Saúde) destacou, em reunião no ano passado, o destaque de cuidados não medicamentosos da doença, além de uma atenção especial que o SUS (Sistema Único de Saúde) deve ter com portadores de lúpus no Brasil.

Lúpus: Recomendações e Cuidados Especiais

Para Mateus Mokwa, reumatologista e especialista em lúpus pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, algumas das recomendações a pacientes com lúpus são evitar exposição ao sol, uso de cigarro e fazer atividade física regularmente. ‘É essencial cuidar com informações duvidosas que são divulgadas por não.

Fonte: © Notícias ao Minuto

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários