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MEC revoluciona formação com Prilei, impulsionando a educação integral.

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Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares fomentará oferta de cursos de licenciatura para etapas iniciais - Todos os direitos: © MEC GOV.br

Programa Institucional de Educação Integral forma equipe técnico-pedagógica, oferece cursos inovadores de licenciatura para professores e diretores escolares, com estágios supervisados, trabalhos de conclusão e projetos de extensão. Material didático e Base Nacional Curricular utilizados. Continua a formação formativa, incluindo pesquisas e itinerário de ensino continuado, Curriculum Comum e formação contínua.

O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Básica (SEB), divulgou a Portaria nº 505 nesta terça-feira, 28 de maio. O texto estabelece o Programa Institucional de Estímulo e Promoção da Inovação na Formação Inicial Permanente de Professores e Gestores Escolares (Pepige), que terá efeito a partir de 3 de junho. A iniciativa visa promover a educação integral dos educadores, fortalecendo a qualidade do ensino em todo o país.

É fundamental investir na educação completa dos profissionais da educação, garantindo que estejam preparados para os desafios contemporâneos. O Prilei representa um passo importante nesse sentido, contribuindo para uma formação mais abrangente e qualificada, alinhada com as demandas atuais da sociedade. A valorização da educação integral e da educação completa é essencial para o desenvolvimento pleno dos estudantes e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Educação Integral: Transformando a Formação de Professores

O Prilei tem como meta impulsionar a oferta de cursos inovadores de licenciatura e de formação continuada para profissionais da educação básica que atuam nas etapas iniciais de ensino. Com a alteração estabelecida pela Portaria, o foco do programa será, nos cursos de licenciaturas participantes, a educação integral como aspecto fundamental do itinerário formativo.

Atualmente, o programa conta com a colaboração de 12 universidades, 42 cursos de licenciaturas e 2.880 estudantes de graduação, distribuídos em 26 municípios. Na formação inicial, os participantes terão a oportunidade de refletir e gerar conhecimento sobre a educação integral, por meio da realização de pesquisas e de trabalhos de conclusão de cursos; da participação em projetos de extensão e em estágios supervisionados; e da produção de material didático.

O professor Lourival Martins, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (Difor) da SEB, enfatizou a importância do Prilei para reafirmar os compromissos do MEC com a educação básica. ‘Com o programa, garantimos a formação inicial de professores e professoras em uma proposta contemporânea e inclusiva. A educação integral é uma demanda e uma prioridade, pois o ser humano deve ser o centro em todas as dimensões, inclusive nos processos de ensino e aprendizagem’, destacou.

Educação Completa: Desenvolvendo Profissionais Engajados

Prilei – O programa irá promover a adaptação da pedagogia e das licenciaturas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC); aos currículos e às matrizes determinados pelas redes de ensino; às propostas pedagógicas curriculares das escolas de educação básica; e às orientações e diretrizes do Programa Escola em Tempo Integral. A política também buscará ajustar cursos de formação continuada para os professores, os diretores escolares e a equipe técnica e pedagógica.

O Prilei atende à necessidade de formação de professores oferecendo cursos de licenciatura em letras, matemática, biologia e pedagogia. Em sintonia com a Política Escola em Tempo Integral, a formação do programa capacita o futuro professor para a gestão do tempo integral do estudante na escola, em uma abordagem que favorece o desenvolvimento do aluno nos aspectos cognitivo, físico, social, emocional e cultural.

Comunicado pela Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB.

Fonte: © MEC GOV.br

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