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Mecenato para a Ciência: Programa, Mais Ciência, na Escola – Ciência para Todos, agora é realidade com o MEC e MCTI!
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Programa investe R$ 100 milhões em iniciativas de letramento digital em mil escolas, a partir de tecnológico e científico, contribuindo para o desenvolvimento educacional.
O Ministério da Educação (MEC) — em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) — lançou na terça-feira, 11 de junho, o Programa Mais Ciência na Escola, financiado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
O Programa Mais Ciência na Escola visa promover a integração entre a Ciência e a Educação, incentivando a participação de estudantes e professores em projetos de pesquisa e experimentação. A iniciativa busca fomentar a cultura da Inovação nas escolas, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais Tecnológica e preparada para os desafios do futuro.
Ciência na Educação: Investimento e Inovação
A iniciativa em destaque envolve um significativo investimento de R$ 100 milhões, visando fortalecer o letramento digital e a educação científica. O foco principal é a implantação de laboratórios maker em escolas públicas, acompanhados de planos de atividades e formação de professores.
Os laboratórios maker têm como objetivo promover o desenvolvimento de competências previstas na BNCC Computação, além de apoiar a implementação da educação digital conforme a Política Nacional de Educação Digital. Esta ação faz parte do Mais Ciência na Escola, integrando a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.
Essa iniciativa também contribui para os objetivos do Programa Escola em Tempo Integral, buscando qualificar, diversificar e expandir o tempo escolar. A abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) é essencial, promovendo a aprendizagem baseada em investigação e experimentação científica, com foco no protagonismo estudantil.
A chamada pública para o Programa Mais Ciência na Escola foi divulgada recentemente, com o intuito de selecionar propostas de instituições científicas, tecnológicas e de inovação. O objetivo é estabelecer redes de cooperação territorial com escolas da educação básica para desenvolver atividades de letramento digital e científico.
As propostas devem priorizar escolas públicas municipais de ensino fundamental anos finais e de ensino médio, preferencialmente com jornada de tempo integral. Os interessados têm até o dia 26 de julho para apresentar suas propostas, utilizando o Formulário de Propostas disponível online.
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, totalizando um investimento de R$ 100.000.000. O cronograma da Chamada Pública está disponível no portal do CNPq, detalhando os critérios de elegibilidade e as etapas do processo seletivo.
Fonte: © MEC GOV.br