fbpx
Connect with us

Mundo

Ministério promove atos em memória – Proteção dos Povos Indígenas em homenagem a Bruno Pereira e Dom Phillips | Agência Brasil.

Publicado

em

proteção, seguranca, defesa;
© Reuters/Ueslei Marcelino - Todos os direitos: @ Agencia Brasil

ouça este conteúdo

Dois anos após a morte de indigenista e jornalista na Amazônia, temos que consolidar formação com estrutura, implementar iniciativas e fortalecer representantes.

As mortes do defensor dos povos indígenas Bruno Pereira e do repórter britânico Dom Phillips, na região do Vale do Javari, na Amazônia, celebram seu segundo aniversário nesta quarta-feira (5). Em respeito às vítimas, o Ministério da Proteção dos Povos Indígenas organizará, na capital federal, três eventos públicos.

No segundo ano da tragédia, é essencial reforçar a importância da proteção dos defensores da Amazônia e da liberdade de imprensa. A luta pela segurança dos ativistas e jornalistas que atuam em áreas de conflito é uma prioridade que deve ser abraçada por todos. A defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão é fundamental para garantir um futuro mais justo e pacífico para todos.

Proteção: Evento em Memória de Bruno e Dom Destaca Luta por Direitos Humanos

O primeiro evento em memória de Bruno e Dom está marcado para as 14 horas, no Cine Brasília, localizado na Asa Sul (SHCS EQS 106/107, s/nº). A presença das viúvas Beatriz Matos e Alessandra Sampaio, juntamente com autoridades federais e representantes de organizações não governamentais e indigenistas, é aguardada. Além da exibição gratuita do documentário ‘Vale dos Isolados: o assassinato de Bruno e Dom’, está previsto um debate sobre a luta dos defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas no Vale do Javari.

Dirigido por Sônia Bridi, o filme recebeu o prestigioso prêmio Vladimir Herzog em outubro de 2023, na categoria melhor produção jornalística em vídeo. A premiação reconheceu a importância de revelar a negligência do Estado e o ressurgimento de um ciclo histórico de violência na região com o maior número de indígenas isolados do mundo.

Proteção: Homenagem na Esplanada dos Ministérios Destaca Estrutura Ministerial

O segundo ato em memória de Bruno e Dom terá início às 18 horas, na Esplanada dos Ministérios. Imagens dos homenageados serão projetadas no bloco A dos edifícios ministeriais, onde parte da estrutura do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania está localizada. Os ministros Sonia Guajajara e Silvio Almeida participarão da iniciativa, ressaltando a importância da proteção e defesa dos direitos humanos.

Proteção: Cerimônia no Memorial dos Povos Indígenas Destaca Iniciativas do Governo

O terceiro e último ato oficial em memória de Bruno e Dom está programado para as 19h30, no Memorial dos Povos Indígenas, situado no Eixo Monumental Oeste. Durante o evento, será apresentado um balanço das ações implementadas pelo governo federal na região, com foco na proteção territorial e nos direitos sociais dos habitantes locais.

As iniciativas fazem parte do Plano de Proteção da Terra Indígena do Vale do Javari, visando garantir a segurança e a defesa dos povos indígenas. O Ministério dos Povos Indígenas informou que a cerimônia será transmitida pelas redes sociais, com o link disponibilizado nos perfis da pasta no Instagram ao longo do dia.

Histórico: O duplo homicídio de Bruno e Dom em junho de 2022 foi um marco na luta pelos direitos dos povos indígenas e pela preservação do meio ambiente. Bruno, indigenista experiente, e Dom, jornalista, foram assassinados enquanto investigavam e documentavam a realidade das comunidades na região do Vale do Javari. Suas trajetórias exemplificam a importância da proteção e da segurança dos defensores dos direitos humanos e ambientais.

Fonte: @ Agencia Brasil

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários