fbpx
Connect with us

Tecnologia

Mulheres na Manipulação Online: Como a Tecnologia Utiliza a Presença Feminina para Influenciar a Opinião Pública

Publicado

em

feminino, mulheres, gênero ;
O logotipo OpenAI é exibido em um telefone celular com uma imagem em um monitor de computador gerada pelo modelo de texto para imagem Dall-E do ChatGPT, 8 de dezembro de 2023, em Boston. — Foto: AP/Michael Dwyer Conheça o GPT-4o, novo modelo de IA usado pelo ChatGPT Taiwaneses fazem fila para votar fora de uma seção eleitoral em Taipei, Taiwan, 13 de janeiro de 2024 — Foto: AP Photo/Chiang Ying-ying - Todos os direitos: © G1 - Tecnologia

ouça este conteúdo

Câmaras de influência online usam perfil falsos de mulheres para espalhar propaganda e desinformação.

Quando o pesquisador de desinformação Wen-Ping Liu analisou os esforços da China para influenciar as recentes eleições de Taiwan usando contas falsas nas redes sociais, algo incomum se destacou nos perfis mais bem-sucedidos. Elas eram mulheres, ou pelo menos era o que pareciam ser.

Essas estratégias de manipulação online, que utilizam mulheres para disseminar informações falsas, revelam a complexidade das táticas empregadas para influenciar a opinião pública. A presença marcante de mulheres nesse contexto ressalta a importância de uma análise aprofundada sobre a relação entre gênero e desinformação nas redes sociais.

Mulher: a influência dos perfis falsos e estereótipos de gênero

Perfis falsos que afirmavam ser mulheres obtiveram mais engajamento, mais atenção e mais influência do que contas supostamente masculinas. Fingir ser mulher é a maneira mais fácil de obter credibilidade, afirmou Liu, investigador do Ministério da Justiça de Taiwan. Seja agências de propaganda chinesas ou russas, golpistas online ou chatbots de IA, vale a pena ser mulher. Isso prova que, embora a tecnologia possa se tornar cada vez mais sofisticada, o cérebro humano continua surpreendentemente fácil de hackear, graças aos antigos estereótipos de gênero que migraram do mundo real ao virtual.

Há muito tempo as pessoas atribuem características humanas, como gênero, a objetos inanimados, tornando os perfis falsos nas redes sociais ou os chatbots mais atrativos. No entanto, as questões sobre como essas tecnologias podem refletir e reforçar os estereótipos de gênero estão chamando atenção à medida que mais assistentes de voz e chatbots com IA entram no mercado, confundindo os limites entre o homem (e a mulher) e a máquina.

‘Você quer injetar um pouco de emoção e calor, e uma maneira muito fácil de fazer isso é escolher o rosto e a voz de uma mulher’, disse Sylvie Borau, professora de marketing e pesquisadora online em Toulouse, França. Seu trabalho descobriu que os usuários da Internet preferem bots ‘femininos’ e os veem como mais humanos do que as versões ‘masculinas’. As mulheres são percebidas como mais calorosas, menos ameaçadoras e mais agradáveis do que os homens, enquanto estes são considerados mais competentes, embora também possam ser vistos como ameaçadores ou hostis.

Muitas pessoas podem estar mais dispostas a se envolver com uma conta falsa que se faz passar por mulher. Quando o CEO da OpenAI, Sam Altman, procurava uma nova voz para o programa ChatGPT AI, abordou Scarlett Johansson. A atriz relatou que os usuários encontrariam sua voz ‘reconfortante’. Johansson recusou o pedido e ameaçou processar quando a empresa adotou o que ela chamou de voz ‘assustadoramente semelhante’. A OpenAI voltou atrás.

Fotos de perfis femininos, especialmente aquelas que mostram mulheres com pele impecável, lábios exuberantes e olhos arregalados em roupas reveladoras, podem ser outra atração online para muitos homens. Os usuários também tratam os bots de maneira diferente com base no sexo percebido: os chatbots ‘femininos’ têm muito mais probabilidade de receber assédio e ameaças sexuais do que os bots ‘masculinos’.

Os perfis femininos nas redes sociais recebem, em média, mais de três vezes mais visualizações em comparação com os dos homens, de acordo com uma análise de mais de 40 mil perfis. A presença feminina, seja real ou falsa, continua exercendo uma influência significativa no mundo digital, destacando a complexidade e os desafios em torno das questões de gênero e tecnologia.

Fonte: © G1 – Tecnologia

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários