fbpx
Connect with us

Futebol

O Combate ao Racismo: Novos Desdobramentos nos Casos Envolvendo Vinícius Jr. Após Prisão de Torcedores do Valencia

Publicado

em

racismo, preconceito racial, discriminação racial, bigotice racial, intolerância racial
Como estão outros casos de racismo contra Vinicius Jr. após condenação a prisão de torcedores do Valencia? - Foto: @ ESPN - Todos os direitos: @ ESPN

Laliga apresenta andamento de casos de racismo contra Vinicius Jr. do Real Madrid, investigação, denúncias e crimes manifestações e teorias.

Nesta terça-feira (11), a Justiça do Brasil sentenciou dois indivíduos a prestar serviços comunitários devido a comentários racistas feitos contra a jogadora de vôlei Gabi Guimarães.

O combate ao racismo e à discriminação racial é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. A intolerância racial não tem lugar em nosso mundo, e devemos lutar diariamente para promover a diversidade e o respeito mútuo.

Racismo: Um Problema Persistente no Futebol

Durante uma partida da LALIGA contra o Real Madrid, no estádio Mestalla, em 21 de maio do ano passado, mais um triste episódio de racismo veio à tona. Também nesta segunda, a LALIGA divulgou um informe completo sobre o tema, revelando o andamento de muitos outros registros de ofensas raciais contra o brasileiro nos últimos anos. Vini, sem dúvida, é o atleta que mais sofreu com os chamados ‘delitos de intolerância’ no futebol espanhol, com um total de 20 casos reportados.

As denúncias abrangem o período de janeiro de 2022 a março de 2024. Segundo a entidade que organiza o Campeonato Espanhol, muitos casos foram arquivados pela Justiça devido à impossibilidade de identificar os criminosos. Outras situações estão em fase de investigação, incluindo duas denúncias envolvendo menores de idade. Além dos insultos racistas proferidos diretamente contra Vini, manifestações em redes sociais e até mesmo em jogos nos quais o jogador não estava presente estão sendo investigadas.

Em Barcelona x Real Madrid, em 25 de janeiro de 2022, a LALIGA apresentou uma denúncia à Promotoria dos Crimes de Ódio de Barcelona pelos gritos racistas direcionados a Vinicius Jr. durante El Clásico no Camp Nou, em 24 de outubro de 2021. Após diversas diligências de investigação, o processo foi arquivado devido à falta de identificação dos autores.

Já em Mallorca x Real Madrid, em 14 de março de 2022, a LALIGA denunciou os gritos racistas contra Vinicius Jr. durante a partida. A denúncia foi arquivada pela Promotoria, que considerou as expressões e sons como atitudes desprezíveis, mas não passíveis de ação penal pública.

No confronto entre Atlético de Madrid x Real Madrid, em 18 de setembro de 2022, os gritos racistas contra Vinicius Jr. resultaram em outra denúncia da LALIGA. No entanto, o caso foi arquivado pela Promotoria de Madri, que argumentou a falta de atos concretos para imputar a um indivíduo específico. Apesar de reconhecerem a natureza desrespeitosa dos insultos, a Promotoria considerou que estes faziam parte do contexto de rivalidade esportiva e não configuravam um delito contra a dignidade da pessoa afetada.

O racismo no futebol continua sendo um desafio urgente que exige ação e conscientização por parte de todos os envolvidos no esporte. A intolerância racial não pode ter lugar em um ambiente que deveria ser de celebração e união.

Fonte: @ ESPN

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários