fbpx
Connect with us

Mundo

Pedágio Livre-corrido: a revolução automática em São Paulo

Publicado

em

taxa, cobrança, peage, tarifa.
O pedágio automático sem cabines chega primeira no interior do estado a partir de agosto; veja o que é e como funciona - Todos os direitos: @Olhar Digital

Tecnologia de ponta chega ao interior do estado a partir de agosto. Desbloqueie novas rotas com sensores e câmeras em Contorno da Rodovia dos Tamoios. Tarifa com desconto de 5% com a recente tecnologia.

Dois pontos da Rodovia SP-333, em Ribeirão Preto, serão os pioneiros com o pedágio Free Flow em São Paulo, uma inovação recente que elimina a necessidade de cabines e cancelas. A implementação do pedágio automático está prevista para iniciar em 1⁠º de agosto. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), todos os trechos concedidos do Estado irão gradualmente adotar o pedágio automático.

A cobrança de tarifa eletrônica traz mais agilidade e praticidade aos usuários, evitando filas e reduzindo o tempo de viagem. Com o avanço da tecnologia, a tendência é que mais rodovias passem a adotar o peage eletrônico, proporcionando uma experiência de deslocamento mais fluida e eficiente para os motoristas. A modernização dos sistemas de cobrança contribui para a melhoria da infraestrutura viária e para a segurança no trânsito.

Pedágio sem cancelas: inovação nas estradas

Em um novo modelo de cobrança de pedágio, conhecido como Free Flow, as tecnologias de sensores e câmeras estão revolucionando a forma como as taxas são cobradas dos motoristas. Este sistema já está em operação em trechos específicos, como na SP-333, entre Itápolis e Jaboticabal, onde a tarifa para carros permanece em R$ 8,90 e R$ 16, respectivamente. Os usuários que utilizam tags podem usufruir de um desconto de 5% sobre o valor total.

Outro ponto de implementação do pedágio Free Flow será no Contorno da Rodovia dos Tamoios, em São Sebastião, com previsão de início em 17 de novembro. Neste trecho de 25 km, a tarifa de R$ 4,80 será automaticamente debitada das tags ativas, graças aos sensores e câmeras instalados nos pórticos ao longo da via.

A proposta do Free Flow é proporcionar maior fluidez no tráfego, permitindo que os motoristas sigam viagem sem a necessidade de paradas frequentes. Além disso, o sistema oferece a comodidade de pagamentos automáticos, seja por meio das tags no para-brisa, aplicativos de celular ou canais definidos pelas concessionárias, com prazo de até 15 dias para quitação.

De acordo com o diretor geral da Artesp, Milton Persoli, o Free Flow traz benefícios como economia de tempo, aumento da segurança viária e até mesmo redução no consumo de combustível. Atualmente, o sistema já está em operação em 144 quilômetros da Rodovia Rio-Santos (BR-116), entre Campo Grande, no Rio de Janeiro, e Paraty, em São Paulo, com opções de pagamento via celular, totens de autoatendimento e rede credenciada na região. Além disso, o sistema também está presente em rodovias do Rio Grande do Sul, como ERS-122, ERS-240 e ERS-446, demonstrando a expansão dessa tecnologia recente no setor de pedágios.

Fonte: @Olhar Digital

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários