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Promoções frequentes: estratégias de fidelidade para preservar a saúde das marcas e evitar o desgaste.
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Estudo aponta que descontos frequentes atrairam consumidores condicionais e comprometam margem de lucro, levando em conta tecnologia, marketing, entrega, valor, experiências, cliente, otimização e jornada de compra.
Publicidade Ofertas especiais, descontos e promoções são elementos fundamentais em estratégias de marketing. É crucial atrair a atenção dos consumidores com promoções atraentes e descontos tentadores para impulsionar as vendas. No entanto, é essencial que essas promoções sejam planejadas com antecedência e adaptadas às necessidades do público-alvo.
Para garantir o sucesso das promoções e maximizar os resultados, é importante acompanhar de perto a eficácia das estratégias de descontos e liquidações. A análise cuidadosa dos dados de vendas e feedback dos clientes pode fornecer insights valiosos para ajustar as promoções e torná-las ainda mais atrativas. Além disso, a criatividade na elaboração de campanhas de promoções pode ser um diferencial para destacar a marca no mercado e conquistar a fidelidade dos consumidores.
Promoções: Estratégias para Evitar Desgaste de Marca
As penas para promoções mal-planejadas foram abordadas no estudo Previsão de varejo 2025, da WGSN. A companhia avalia que promoções e liquidações frequentes podem mudar o comportamento do consumidor, desvalorizar a imagem da marca e comprometer a receita a longo prazo e atrair clientes condicionais, que só compram em períodos promocionais. Por outro lado, a escassez de ofertas pode fazer com que os lojistas sejam engolidos pela competição. O que fazer? A primeira sugestão da WGSN é apostar nas experiências como um formato de entrega de valor aos consumidores. Proporcionar momentos inesquecíveis a partir de iniciativas voltadas ao bem-estar do cliente em diversas frentes dão às campanhas promocionais um propósito adicional, além da simples redução no preço de um produto ou serviço. Outra sugestão é engajar o consumidor através de pequenas vantagens que não impactam diretamente o preço dos produtos. Neste contexto, entregas gratuitas, kits com desconto e vouchers, extras de aniversário, brindes e recompensas pós-compra podem ser concedidos aos clientes, aumentando os índices de fidelização. A otimização da jornada de compra e a oferta de serviços premium para aumentar as vendas também são estratégias pertinentes para evitar a aplicação de descontos. Igualmente importante é que os programas de fidelidade tenham um ciclo contínuo de recompensas, incentivando os consumidores a comprar além dos períodos promocionais.
Experiências e Estratégias de Promoções
Publicidade A WGSN compartilhou quatro dicas adicionais para evitar o desgaste do valor da marca em ações promocionais: – Oferecer cupons e códigos de desconto com pouca frequência para evitar que o consumidor normalize as promoções. – Fazer liquidações pontuais sem deixar que as promoções sejam a norma. Veja o caso da Apple, que raramente oferece descontos. – Incorporar descontos e promoções personalizadas às estratégias de e-mail Marketing. Como essas ofertas não são enxergadas como descontos convencionais, a identidade da marca não será afetada. – Explorar as ‘liquidações relâmpago’ para promover um sentido de urgência e fear of missing out (medo de perder alguma coisa importante). Promoções desse tipo são menos propensas a gerar fadiga no consumidor e conseguem manter um apelo de empolgação e exclusividade. Leia também: Consumidor do futuro: necessidade de pertencer a comunidade é destaque da WGSN Publicidade
Fonte: @ Mundo do Marketing