fbpx
Connect with us

Mundo

Recupere seu Plano de Saúde: Cancelamento por Doença Deve ser Revertido

Publicado

em

saúde mental, saúde física, saúde mental e física, integral, completa, bem-estar, saúde pública, saúde ocupacional;
plano de saúde — Foto: Getty Images - Todos os direitos: @ Valor Invest Globo

Acordo entre líder da Câmara e planos saúde não tem efeito imediato. Termos como doenças, Transtorno do Espectro Autista, são discutidos em texto futuro.

O deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, divulgou em suas redes sociais que alcançou um entendimento com as empresas de planos de saúde para interromper os cancelamentos recentes de planos devido a problemas de saúde. Em uma reunião realizada na Residência Oficial da Câmara nesta terça-feira (28), o parlamentar discutiu a importância de garantir o acesso à saúde para todos os cidadãos.

A saúde integral é fundamental para o bem-estar da população, englobando tanto a saúde física quanto a saúde mental. Garantir uma saúde pública de qualidade e promover a saúde ocupacional são medidas essenciais para uma saúde completa e duradoura. É crucial que as políticas públicas priorizem a promoção da saúde em todas as suas dimensões, visando o cuidado e a prevenção de doenças para assegurar uma saúde de qualidade para todos.

Saúde: Prioridade na Pauta Parlamentar

A recente reunião, fruto da mobilização de deputados, visa estabelecer uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o cancelamento unilateral de planos de saúde pelas operadoras, especialmente afetando idosos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, os efeitos não são imediatos. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, planeja encontros futuros com órgãos e defensores dos direitos do consumidor para discutir a questão. Um projeto apresentado pelo deputado Duarte Jr (PSB-MA) aguarda análise e votação no Congresso, com o intuito de proibir rescisões unilaterais, combater reajustes abusivos e criar um prontuário único que integre os serviços do sistema suplementar e do SUS.

Saúde Pública em Foco: Desafios e Soluções

Nos últimos meses, relatos sobre o cancelamento unilateral de planos de saúde têm se multiplicado nas redes sociais, gerando preocupações. Essa prática, embora prevista nos contratos, tem chamado a atenção por afetar segurados mais vulneráveis, como idosos e portadores de doenças crônicas, mesmo aqueles com histórico de pagamentos em dia. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a sinistralidade atingiu 87% em 2023, indicando um aumento nas despesas assistenciais. No contexto da pandemia de covid-19, a sustentabilidade dos planos de saúde tornou-se ainda mais desafiadora, com um índice de 89,2% no quarto trimestre de 2022.

Saúde Ocupacional e Bem-Estar: Compromisso das Empresas

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) anunciou que suas associadas irão suspender cancelamentos de beneficiários em tratamento contínuo e manter os planos coletivos por adesão em vigor, após reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira. Além disso, foram discutidos problemas que impactam a sustentabilidade dos planos de saúde, como a ampliação do rol de procedimentos da ANS e a ocorrência de fraudes. Empresas como Bradesco Saúde, Allianz Saúde e Unimed Nacional estão entre as associadas da FenaSaúde, demonstrando um compromisso com a integridade e o bem-estar dos beneficiários.

Fonte: @ Valor Invest Globo

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários