fbpx
Connect with us

Dinheiro

SPIC investe R$ 780 mi em energia renovável no Brasil: eólicas e parques solares em destaque.

Publicado

em

Energia, energia-renovável;
Parque híbrido, com turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos, em empreendimento da Spic em Zhangjiakou (REUTERS) - Todos os direitos: @ Info Money

ouça este conteúdo

Estratégia da empresa se diversifica com avanços em energia-reenovável, eólicas e termelétrico, incluídas fontes-renováveis em greenfields.

A empresa chinesa SPIC anunciou hoje um investimento de 780 milhões de reais na construção de dois novos parques eólicos no Nordeste, como parte de sua estratégia de ampliar a presença no setor de energia-renovável. Além disso, a companhia está realizando sua primeira incursão no segmento solar no Brasil, com a inauguração de dois grandes empreendimentos. Essas iniciativas representam um passo significativo para a SPIC, que busca diversificar seu portfólio de fontes de energia e se consolidar como uma das principais geradoras do país.

Os parques eólicos Paraíso Farol e Pedra Amolar, com capacidade total de 105,4 megawatts (MW), serão responsáveis por gerar energia-renovável para o mercado livre, localizados em Touros (RN). A CEO da subsidiária brasileira destacou a importância desses projetos para a expansão da empresa no Brasil, reafirmando o compromisso da SPIC com a sustentabilidade e a produção de energia limpa no país.

Energia-renovável: Investimentos em Energia Solar e Metas Ambiciosas

A previsão é de que as obras sejam iniciadas até janeiro de 2025, e que os parques entrem em operação no ano seguinte. Já os novos empreendimentos solares, localizados no Piauí e Ceará, somam 738 megawatts-pico (MWp) de potência e têm a SPIC como principal investidora, com 70% de participação. Em 2022 a empresa comprou os projetos que estavam em desenvolvimento pela Recurrent Energy (antiga Canadian Solar), que segue como acionista e operadora dos parques, tendo vencido licitação da SPIC para um contrato de ‘operação & manutenção’.

Energia: Compromisso com Fontes Renováveis e Inovação Tecnológica

Nomeadas de Marangatu e Panati, as usinas solares receberam 2 bilhões de reais em investimentos e terão toda sua energia vendida no mercado livre de energia. Cerca de 65% da energia já foi comercializada em contratos de longo prazo, e os 35% restantes serão negociados em contratos mais curtos. Os projetos demonstram o apetite que temos pelo país e pelas fontes renováveis. Não temos uma meta numérica, mas queremos ser um dos três maiores ‘players’ até 2025, então estamos trabalhando para isso.

Energia-renovável: Expansão e Crescimento no Mercado Brasileiro

A State Power Investment Corporation of China tem aproximadamente 3,8 mil MW de capacidade instalada de ativos em operação no Brasil, considerado um dos mercados prioritários para a empresa. O portfólio inclui a usina hidrelétrica de São Simão, parque eólicos na Paraíba e o complexo termelétrico GNA (Gás Natural Açu), do qual tem 33% de participação. Segundo Waltrick, a companhia está ativa no mercado e continuará crescendo no país, tanto por meio de projetos ‘greenfields’ (em fase de desenvolvimento e construção), viabilizados no mercado livre ou em leilões para o mercado regulado, quanto aquisições de ‘brownfields’ (já operacionais).

Energia: Desafios e Oportunidades no Setor de Energia-renovável

O cenário atual de preços de energia é de preços baixos. Existe um ‘oversupply’, mas olhamos o longo prazo, precificamos isso tudo e tentamos equacionar a questão dos preços baixos atuais. A SPIC está aguardando novidades do governo sobre os leilões previstos para este ano, que deverão contratar reserva de potência para o sistema elétrico e também energia nova. Para o de potência, a empresa afirma ter espaço para adição de duas novas turbinas, cada uma com 372 MW, na hidrelétrica de São Simão, e espera a publicação das regras para avaliar o projeto. A SPIC não tem preferência por fontes de geração de energia e tem interesse inclusive em participar de eventuais leilões para novas hidrelétricas, caso o governo brasileiro decida retomar a construção desses empreendimentos.

Fonte: @ Info Money

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários