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UFSC: Inclusão em Destaque – Caminhos para a Diversidade Autista
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A Universidade Federal de Santa Catarina é a primeira universidade pública brasileira a receber a premiação, com 103 alunos autodeclarados neurodivergentes, destacando-se suas ações de acessibilidade, educacional, com coordenadora de de-acessibilidade e protocolo fixo na graduação de ensino superior, e participação em simpósio internacional.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição ligada ao Ministério da Educação (MEC), recebeu o selo ‘Todos Nós’, atribuído pela Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas (ANIA).
É fundamental promover a inclusão em todas as esferas da sociedade, garantindo participação e diversidade em ambientes educacionais e profissionais. A acessibilidade é um direito de todos, e iniciativas como a da UFSC demonstram o compromisso com a inclusão e a valorização da diversidade. A participação ativa de instituições de ensino é essencial para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Implementação de Ações para a Inclusão Plena
Durante o III Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior, a certificação foi concedida, representando um reconhecimento pela dedicação à inclusão dentro da instituição. A UFSC se destaca como a primeira universidade pública brasileira a obter o selo. Leslie Sedrez Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da UFSC, destaca que o prêmio coroa um trabalho de mais de uma década realizado pela Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) e reforça seu compromisso nesta gestão.
Compromisso com a Diversidade e Acessibilidade
A entrega do prêmio ocorreu em uma cerimônia na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com transmissão ao vivo pelo canal da Assembleia no YouTube. Guilherme de Almeida, presidente da ANIA, ressalta a importância das instituições comprometidas com a inclusão. Bianca Souza, coordenadora da CAE, destaca a relevância do selo ‘Todos Nós’ como um compromisso de toda a UFSC com a acessibilidade.
Formação e Capacitação para a Inclusão
Para promover uma visão inclusiva, a CAE investe na formação dos profissionais da UFSC, visando um atendimento qualificado a todos. A coordenadora enfatiza a necessidade de romper com o capacitismo em todos os espaços. A CAE disponibiliza atendimentos para estudantes neurodivergentes, com um aumento significativo no número de alunos com deficiência atendidos ao longo dos anos.
Promoção da Participação e Acessibilidade
O número de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na UFSC aumentou, e a CAE destaca a importância de um atendimento personalizado para cada indivíduo. A abordagem individualizada é essencial para compreender as necessidades específicas de cada estudante. A inclusão e a acessibilidade são valores fundamentais para uma comunidade acadêmica acolhedora e respeitosa.
Fonte: © MEC GOV.br