fbpx
Connect with us

Mundo

Vale transforma barragem de Macacos em exemplo de proteção ambiental: veja a incrível mudança!

Publicado

em

Valé, Valor, Empresa, Corporação, Empresa-mineração;
Barragem B3/B4 antes do processo de descaracterização. Todo o rejeito foi retirado e a barragem não existe mais. A região será revegetada. Foto: Vale - Todos os direitos: @ Terra

ouça este conteúdo

Vale retira da operação a primeira barragem em estado de emergência máximo, graças a aplicação de tecnologias inovadoras, processos de remoção estratégicos em centro operacional, localizado. Obras de descaracterização garantem o novo processo operacional.

A Vale finalizou, em maio de 2024, os trabalhos de descaracterização da barragem B3/B4, da Mina de Mar Azul, que foi classificada com o nível máximo de emergência em 2019, quando mais de 100 famílias precisaram deixar suas residências preventivamente. A descaracterização é o procedimento que elimina a finalidade da barragem de reter rejeitos e água, de acordo com os critérios estabelecidos pela legislação. A Vale reforçou seu compromisso com a segurança e o meio ambiente ao concluir essa importante etapa.

No segundo parágrafo, a Empresa-mineração demonstrou seu valor ao priorizar a segurança das comunidades e do meio ambiente. A Vale é reconhecida por sua responsabilidade corporativa e por seguir rigorosamente as normas estabelecidas. A Empresa reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, evidenciando sua liderança no setor de mineração.

Vale: Descaracterização da Barragem B3/B4 e Acordo de Reparação

A estrutura descaracterizada não apresenta mais o risco associado a uma barragem. Terremotos recentes atingiram uma cidade em Minas Gerais, levantando questões sobre medidas de segurança. O inverno terá início em 20 ou 21 de junho, com variações anuais justificadas por motivos climáticos. Roma planeja espalhar árvores em vasos para reduzir o calor urbano.

A Barragem B3/B4 passou por um processo de descaracterização completo. Todo o rejeito foi removido, e a estrutura da barragem foi eliminada. A região agora passará por um processo de revegetação, visando restaurar o ambiente afetado. A Vale, empresa-mineração responsável, firmou um acordo em dezembro de 2022, no valor de R$ 500 milhões, para ações de reparação no distrito.

O acordo abrange diversas iniciativas, como a transferência de renda, requalificação do comércio e turismo, fortalecimento do serviço público municipal e atendimento às demandas das comunidades afetadas. A audiência que selou o acordo ocorreu no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com a presença do Ministério Público, Defensoria Pública, Município de Nova Lima e Ministério Público Federal.

Investimento em Tecnologias para Descaracterização Segura

Além da descaracterização da barragem, a Vale investiu mais de R$ 80 milhões no desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Essas tecnologias visavam garantir a segurança das operações de remoção dos rejeitos da B3/B4. A empresa adotou equipamentos não tripulados em larga escala para esse processo.

A maior parte da remoção dos rejeitos da B3/B4 foi realizada por equipamentos operados remotamente. Um centro de operações, localizado a aproximadamente 15 quilômetros da barragem, controlava esses equipamentos. Essa estratégia operacional inovadora permitiu a remoção de 3,3 milhões de metros cúbicos de rejeitos, sem a presença de trabalhadores na barragem.

Alexandre Pereira, Vice-Presidente Executivo de Projetos da Vale, destacou a importância dessas tecnologias para garantir a segurança e eficiência do processo de descaracterização. A empresa continuará com obras complementares na B3/B4, como reconformação do terreno, implantação de sistema de drenagem e revegetação, para assegurar que não haja mais riscos associados à barragem.

Fonte: @ Terra

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários