fbpx
Connect with us

Mundo

Coca-Cola: Líder Absoluto nos Lares Brasileiros em 2023, Domínio no Mercado Nacional

Publicado

em

Coca-Cola, liderança no Brasil, consumidor brasileiro
Relatório da Kantar indica força da retomada do consumo dentro do lar em 2023 - Todos os direitos: @ Mundo do Marketing

Relatório Kantar aponta crescimento do consumo em casa em 2023, com marcas presentes, estudo de mercado e volume de compras, avaliando sucesso e frequência, e impulsionando crescimento de marca e conquista de novos compradores, especialmente nas classes A e B.

O consumo de refrigerantes dentro das residências no Brasil está em ascensão em 2023. Segundo o relatório Brand Footprint 2024, da Kantar, a presença da Coca-Cola se destaca como a mais forte entre as marcas de bens de consumo massivo nos lares brasileiros, mantendo sua liderança no Brasil pelo 12º ano seguido.

O consumidor brasileiro tem demonstrado uma preferência contínua pela Coca-Cola, consolidando a marca como a principal escolha em sua categoria. A Coca-Cola mantém sua posição de destaque no mercado nacional, conquistando a confiança e fidelidade dos consumidores com sua qualidade e variedade de produtos disponíveis. A relação duradoura entre a Coca-Cola e o consumidor brasileiro é um reflexo da excelência da marca em atender às necessidades e preferências do público local.

Coca-Cola: Liderança no Brasil e Crescimento de Marca

Além disso, as cinco primeiras marcas tiveram avanços recordes, seja estando mais presentes, seja aumentando a frequência nos lares. Isso porque o volume de compras do consumidor brasileiro aumentou, atingindo o maior patamar no último trimestre do ano desde o momento pré-pandemia. Houve um incremento de 20% no consumo dentro e fora do lar na comparação com o primeiro trimestre de 2020.

Presença de Marcas e Sucesso do Mercado

Esta foi a primeira vez na história do estudo que as cinco primeiras marcas do ranking avançaram tanto os CRPs. Só a líder Coca-Cola registrou 10% de crescimento em um ano. É a primeira vez que uma marca ultrapassa os 600 milhões de CRPs no Brasil. As cinco marcas mais escolhidas pelos brasileiros continuaram as mesmas das últimas edições: Coca-Cola lidera, com 610 milhões de CRPs, seguida por Ypê, com 589 milhões de CRPs. Na sequência aparecem Perdigão, em terceiro, com 476 milhões de CRPs; Italac com 464 milhões de CRPs; e Seara com 442 milhões de CRPs.

Estudo de Mercado e Crescimento da Marca

Entre as 50 marcas que mais se destacaram no ranking 2024, 17 grandes marcas souberam trabalhar a sua predisposição a mais compradores ao serem mais escolhidas (frequência) no momento da compra e cresceram por meio de submarcas ou subcategorias. Cinco dessas marcas cresceram por meio de ganho de novos compradores e 14 delas avançaram ao conquistar mais frequência e presença nos lares brasileiros. Das 350 marcas avaliadas no ranking, 99 cresceram CRPs, com mais presença nos lares. Dessas, 77% são consideradas pequenas e médias, com 5% a 30% de alcance nos lares, e 42% Premium.

Volume de Compras e Ganho de Novos Consumidores

40% dos CRPs foram alavancados pela Classe AB, que estabilizou o número de marcas compradas, mas continuou fazendo rodízio de itens consumidos. Já a classe DE foi responsável por 17% do ganho em CRPs e incrementou a média de número de marcas compradas em +2, com maior percepção de promoção em canais ligados ao abastecimento. Outras 51 marcas cresceram via frequência de compra, com destaque para supermarcas, como as do TOP 5, que utilizaram a estratégia de diversificação do portfólio para conquistar mais espaço no carrinho de compras, como a quarta colocada Italac. A classe DE foi a que mais incrementou frequência (+8%), com marcas de tier médio (45%). Cerca de 46% do ganho em CRPs via frequência de compras foi nas regiões Norte e Nordeste.

Comparação Trimestral e Frequência em Lares

Natura na liderança no e-commerce O e-commerce teve grande destaque no segmento de bens de consumo massivo no ano passado, principalmente entre marcas que ganharam penetração. Em relação ao número de lares compradores, foram 13 milhões, sendo 640 mil novos em 2023 versus 2022, liderados pela classe AB no avanço da penetração (+1,4 pontos percentuais), e pela classe C em Sites/Apps de Varejistas (+1.5 p.p.). Houve mais recompra também em 2023: 47,9% compraram mais de uma vez no canal online (+9 p.p.). No ranking deste ano, a Natura aparece na liderança, com 2,4 milhões de CRPs, seguida pela Coca-Cola, com 2,1 milhões de CRPs, e Ypê, com 1,5 milhões de CRPs, todos sem variação versus.

Fonte: @ Mundo do Marketing

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários