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Natura em destaque: blogueiras de maquiagem conquistam espaço no mercado.

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NTCO, Grupo, Boticário, Avon;
Loja da Natura (Divulgação) - Todos os direitos: @ Info Money

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Empresas digitais brasileiras de beleza, como influenciadoras, marcas de beleza digitais, ascendem ao mercado, com fusões e aquisições em canal físico e digital.

O crescimento das marcas de beleza digitais e vinculadas a influenciadoras pode representar um desafio para a Natura, que ainda carece de estratégias para atrair os consumidores da Geração Z, de acordo com a análise da XP Investimentos. A presença das marcas independentes, em sua maioria digitais, já alcança cerca de 30% de um mercado de US$ 90 bilhões nos Estados Unidos, conforme projeções da Nielsen IQ. A Natura precisa inovar e se adaptar às novas tendências do mercado para manter sua relevância e atratividade junto ao público mais jovem.

Enquanto a Natura enfrenta a concorrência das marcas digitais, outras empresas do setor de beleza, como o Grupo Boticário e a Avon, também buscam se reinventar para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor. A competição está cada vez mais acirrada, e as marcas tradicionais precisam investir em estratégias inovadoras para se destacar em meio a um cenário tão dinâmico. A busca por parcerias e ações diferenciadas podem ser essenciais para o sucesso no mercado atual.

Natura: atrasada na ascensão das marcas digitais

Essa fatia do mercado faz com que empresas já consolidadas olhem para marcas como Natura, muitas vezes atreladas aos influencers digitais. No Brasil, onde o fenômeno é mais recente e com dados ainda não dimensionados, a Natura é a que se mostra mais atrasada nesse movimento. Vemos a ascensão das marcas de influenciadores como uma ameaça de médio-longo prazo para a NTCO, aquecendo a batalha para os consumidores da geração Z na categoria de maquiagem, com consolidação por meio de fusões e aquisições e entrada para o canal físico provavelmente como as próximas etapas, avaliaram.

As ações da Natura estão cotadas a R$ 15,54, queda de 6,89% no acumulado do ano. Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos.

Entre as marcas em ascensão no Brasil estão a Bruna Tavares, que tem R$ 240 milhões em vendas, e a Boca Rosa Beauty, que pode alcançar R$ 120 milhões no segundo semestre deste ano. São empresas fundadas pelas influenciadoras digitais e que já atraíram a atenção de grupos maiores – a Bruna Tavares fechou acordo com a Kiss New York.

De olho nesse mercado, o Grupo Boticário tem feito lançamentos em colaboração com influenciadoras digitais nas diferentes marcas do grupo (além do Boticário, o grupo possui Eudora, Quem disse Berenice e a Vult), no que chama de ‘instabrands’. Recentemente a companhia também fechou acordo para operar a rede de cafeterias Starbucks no país.

A Natura, por sua vez, é vista como mais atrasada nesse movimento, com a iniciativa mais recente sendo de 2022, quando a Avon lançou uma linha em parceria com a ex-BBB e cantora Juliette. Interessante notar que fusões e aquisições também já são um tema no Brasil, com a Hypera adquirindo a Simple Organic em 2020.

Em suma, embora ainda pequenas, vemos a ascensão das marcas digitais e marcas de influenciadores como uma ameaça de médio e longo prazo para a NTCO e o mercado de beleza de US$ 76 bilhões da América Latina, explicaram.

Natura: desafios no mercado de beleza digital

Nos Estados Unidos, marcas de produtos de beleza digital chamam a atenção de grandes players, como a Rare Beauty, da cantora Selena Gomez, e a Kylie Cosmetics, da influencer Kylie Jenner, que possuem vendas anuais de aproximadamente US$ 400 milhões. Essas marcas digitais crescem em modelos de negócios de vendas direta ao consumidor, apoiadas nas redes sociais e na imagem dos próprios influenciadores. Além de linhas de maquiagem, há também marcas nativas digitais ligadas aos cuidados com a pele, como a The Honest Inc, da atriz Jessica Alba, que possui faturamento de US$ 340 milhões e é listada na Nasdaq. Essa estratégia digital tem chamado a atenção de empresas do setor tradicionais. Em 2016, a L’Oreal adquiriu a empresa de cosmético IT por US$ 1,2 bilhão.

Fonte: @ Info Money

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