fbpx
Connect with us

Mundo

Vacina de RNA Mensageiro: Desbloqueando o Poder Contra o Câncer

Publicado

em

imunoterapia, tratamento, therapy;
PROTEÇÃO PERSONALIZADA - Prova de conceito: vacina terapêutica evitou volta da doença e aumentou taxa de sobrevida (iStock/Getty Images) - Todos os direitos: @ Veja Abril

ouça este conteúdo

Método anti-covid-19 retorna à sua proposta original, mostrando benefícios contra melanoma, tumor colorretal e produção de anticorpos em células utilizando tecnologia inédita com técnicas poderosas.

É como se fosse um retorno às origens. Anos antes de a humanidade se tornar refém de um patógeno avassalador e letal, com a pandemia de Vacina, cientistas quebravam a cabeça em uma tecnologia capaz de atacar tumores de um modo inédito: enviando instruções genéticas precisas ao sistema imunológico para despertar uma reação do corpo à doença.

Essa nova abordagem revolucionária não se limita apenas ao campo da imunoterapia, mas também promete avanços significativos no tratamento de diversas condições de saúde. A Vacina não só representa uma esperança para o combate a doenças, mas também abre caminho para uma nova era de therapy personalizada e eficaz.

Vacina: Uma Revolução na Terapia Contra o Câncer

Eis que o coronavírus pegou o planeta de surpresa e pesquisadores sagazes tiveram uma ideia inédita: por que não adaptar esse método a uma vacina contra o micróbio? Testada e aprovada, a solução baseada no chamado RNA mensageiro vingou. O resto é história, e as duas mentes por trás dos avanços críticos para o projeto sair do papel ganharam o Nobel de Medicina em 2023.

Agora, com a pandemia sob controle, a ferramenta voltou à sua proposta original de combater um dos males mais temidos, o câncer. Na última semana, durante a reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, na sigla em inglês), o maior evento do mundo a debater inovações nessa área da medicina, estudos clínicos apontaram os benefícios da abordagem para deter o melanoma, o mais agressivo câncer de pele, e o tumor colorretal, enfermidade em ascensão, inclusive entre pacientes jovens.

A proposta das vacinas em sua vertente terapêutica é ousada e segue a mesma linha de raciocínio dos imunizantes contra infecções: ativar a produção de anticorpos, desta vez contra as células cancerosas.

Imunoterapia: Uma Nova Fronteira no Tratamento do Câncer

INTERESSE GLOBAL – Asco: imunoterapia foi destaque no maior evento da área (@meetinchicago/Instagram) O diferencial é que o produto apresenta uma cópia sintética do tumor do próprio paciente ao organismo, tornando-se um tratamento altamente personalizado. Em combinação com a imunoterapia mais tradicional, a inovação propiciou resultados potencializados.

Isso foi demonstrado, em sessão da Asco, em uma pesquisa com dados de três anos de pacientes com melanoma de alto risco que receberam uma vacina terapêutica da Moderna junto com um imunoterápico. O risco de recorrência ou morte dos pacientes foi reduzido em 49%, e o de metástase (quando a doença se espalha), em 62%.

Além disso, a taxa de sobrevivência sem retorno dos tumores foi de quase 75% em dois anos e meio. ‘Parece ficção científica, mas é muito bom ver que já temos a capacidade de bioengenharia para produzir algo assim’, diz o oncogeneticista Bernardo Garicochea, da Oncoclínicas&Co.

Therapy: Avanços Promissores na Terapia do Câncer

A vantagem da tecnologia é que ela vai além do tratamento para o tumor em atividade, como fazem os métodos mais convencionais e conhecidos, caso da químio e da radioterapia. ‘As vacinas podem se posicionar não só no cenário das doenças ativas, mas gerar resposta imunológica prolongada para o paciente resistir à volta da doença’, afirma o oncologista Pedro Uson, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Outros benefícios são a aplicação, que pode ser diretamente na lesão ou pela veia, além da duração das doses dentro do corpo.

Os produtos de RNA mensageiro têm proteção contra proteínas que podem degradar seus componentes. Foi nessa linha de evitar as recidivas de um câncer que se concentraram os testes com a fórmula da BioNTech focada em tumores colorretais. Após uma cirurgia para remoção de 30 centímetros do intestino.

Fonte: @ Veja Abril

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários